1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE e Sudene promovem maratona de inovação em Salgueiro - Universidade de Pernambuco

UPE e Sudene promovem maratona de inovação em Salgueiro

 

Publicado em 23/02/24

Um evento promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade de Pernambuco (UPE) vai levar ao limite a capacidade empreendedora e a resistência física de estudantes e profissionais de tecnologia, negócios e criatividade no interior de Pernambuco. Começa nesta sexta-feira (23), a partir das 18h, o Hackaton Sertão, maratona de desenvolvimento de soluções para promover a cultura do empreendedorismo associada às demandas da economia local.

A ação, batizada de Programa de Capacitação para Consolidação de Novas Tecnologias de Computação, faz parte do convênio assinado entre as instituições para fomentar a qualificação técnica de estudantes e profissionais no tema computação em nuvem (cloud computing).

“As soluções tecnológicas, de um modo ou de outro, precisam de computação na nuvem para serem operadas. Então o tema é relevante para o desenvolvimento regional. A ideia deste projeto é discutir o papel da computação em nuvem na viabilidade tecnológica e também financeira dos negócios”, explicou o coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, o economista José Farias.

O evento terá 54h de duração e segue até o dia 25. Neste período, os participantes serão desafiados a conceber novas ideias para tratar as potencialidades econômicas do município e validar as propostas junto ao mercado. A ideia é que as equipes construam modelos de negócio que viabilizem a criação de soluções tecnológicas nas áreas de negócios, agricultura familiar, turismo e meio ambiente.

“Os temas foram definidos a partir de oficinas com o poder público, que apresentou os desafios do município e as oportunidades. O evento tem a preocupação de apresentar soluções contextualizadas”, explicou a professora adjunta e coordenadora do ambiente de inovação da UPE, campus Salgueiro, Eryka Sobral. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por gestores públicos locais e representantes do setor produtivo. As três melhores propostas serão premiadas.

Os dois primeiros dias do hackaton acontecem na sede do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que fica localizado na BR-232, Km 504, em Salgueiro. O encerramento, por sua vez, ocorre no Campus da UPE em Salgueiro, na Avenida Veremundo Soares, BR-232, s/n – Planalto. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Prefeitura de Salgueiro, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e empresas locais.

Fonte: Ascom SUDENE