1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE entrega o painel “O sol de Pernambuco” - Universidade de Pernambuco

UPE entrega o painel “O sol de Pernambuco”

Aconteceu, hoje (29/01), na reunião do Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (Consun/UPE), presidida pelo reitor da instituição, Prof. Pedro Falcão, a apresentação do painel instalado na reitoria da UPE, intitulado “O sol de Pernambuco”, de autoria da artista plástica Margot Monteiro.

O projeto teve início ainda na gestão do ex-reitor, Prof. Carlos Calado, que foi representado na ocasião por sua esposa, Maria do Carmo Calado, com a ideia de criar um mural que representasse a presença da UPE no Estado, que vai do litoral ao sertão.

Para o atual reitor da UPE é um privilégio e uma honra a Universidade possuir uma obra que represente tamanha grandeza. “Devemos celebrar e agradecer a oportunidade de abrigarmos uma obra de arte que representa tão bem a nossa instituição genuinamente pernambucana. Ao mesmo tempo que devemos reconhecer o valor da arte do nosso Estado”, destacou.

A escolha da artista plástica Margot Monteiro para criar e executar o painel foi decisiva para o sucesso e beleza da obra, que considera uma das mais importantes da sua vida artística. “Procurei idealizar o que mais representa nosso Estado. Optei por evidenciar a natureza vibrante que nos cerca, através de um desenho nítido e colorido da flora e fauna, percorrendo o território de leste à oeste, passando pelo litoral, mata, agreste e sertão, representando o sol como grande força propulsora de toda nossa natureza”, ressaltou Margot.

O título do painel foi inspirado no texto de Cesar Leal, que falou sobre as obras da autora, e que citou o navegador Vicente Pinzón quando, no século XV, falou sobre o sol Pernambucano. “Onde a terra, na terra, tem mais sol e o céu, no céu tem mais azul”, disse Pinzón em sua passagem pelo litoral do Estado.

A obra foi entregue oficialmente à comunidade acadêmica e à sociedade, que terão mais uma oportunidade de contemplar a arte pernambucana. O painel foi executado no atelier de Ferreira, também artista plástico, medindo 12 metros de comprimento por 2,60 metros de altura e confeccionado todo em cerâmica.