1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE entrega títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito a três expoentes da engenharia pernambucana - Universidade de Pernambuco

UPE entrega títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito a três expoentes da engenharia pernambucana

A Universidade de Pernambuco vai homenagear três professores que deixaram suas marcas na história da engenharia brasileira e na Escola Politécnica (Poli), dois deles in memoriam e um que chegou a ser reitor da UPE entre 2007 e 2014.

Jaime de Azevedo Gusmão Filho (in memoriam) receberá o título de Doutor Honoris Causa. Já Carlos Fernando de Araújo Calado e Milton de Oliveira Santos (in memoriam) serão agraciados com o título de Professor Emérito.

A solenidade de entrega das comendas a Carlos Calado e aos familiares dos outros dois homenageados acontecerá nesta sexta-feira (12), às 10h, na sede da reitoria. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal UPE nas Redes no YouTube.

Falecido em 2013, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e engenheiro Jaime Gusmão será o 15º nome a integrar a lista de Doutores Honoris Causa da UPE, pelos “relevantes serviços prestados à Engenharia Geotécnica e à Geologia de Engenharia no Brasil”.

Já o título de Professor Emérito é concedido aos docentes aposentados do quadro da UPE que tenham se destacado ao longo da sua carreira de magistério, de acordo com o artigo 93 do estatuto da universidade. Carlos Calado e Milton de Oliveira Santos (falecido em 2000) passam a integrar este seleto grupo.


JAIME GUSMÃO

Nascido em 6 de janeiro de 1932 na cidade de Caruaru, Jaime de Azevedo Gusmão Filho foi engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco em 1954, sendo o laureado da sua turma.

Depois de ter feito o primeiro curso de Especialização em Engenharia de Solos realizado no Brasil (no Rio de Janeiro, em 1955), e de ter estudado entre 1958 e 1960 na Universidade de Illinois, em Chicago, onde fez seu mestrado em Mecânica dos Solos e Fundações, retornou a Pernambuco e ingressou como professor na UFPE no Departamento de Engenharia Civil, onde lecionou até o seu falecimento em 2013.

Ele foi também um dos fundadores do Curso de Geologia e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Na UFPE, foi livre docente, professor titular e recebeu o título de professor emérito.

Jaime Gusmão foi presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) da e Empresa de Urbanização do Recife, onde implantou um modelo de gestão de riscos em encostas urbanas que é até hoje uma referência em todo o Brasil.

Ganhou os prêmios Manuel da Rocha (ABMS) e Victor Leinz (ABGE) e publicou 10 livros e mais de 100 artigos técnicos em revistas e anais de eventos nacionais e internacionais. Faleceu no dia 1º de janeiro de 2013, aos 81 anos, após uma parada respiratória.

CARLOS FERNANDO DE ARAÚJO CALADO

Nascido no Recife em 17 de julho de 1952, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1970 a 1974), doutorado em engenharia civil pela Universidade do Minho, Portugal (2010 a 2015), especialização em Estruturas pela COPPE/UFRJ (1976 a 1977) e especialização em concreto protendido na Compagnie Francaise D'Etudes Et de Construction, França (1978 a 1979).

Foi diretor adjunto do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (1987 a 1991) e secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Olinda (1993 a 1996).

Na Universidade de Pernambuco, exerceu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento (1999 a 2002) e diretor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (2002 a 2006) antes se tornar reitor pelo período de 2007 a 2014.

Atualmente, desde agosto de 2019, exerce o cargo de diretor da Faculdade Senac de Pernambuco.

MILTON DE OLIVEIRA SANTOS

Natural do Recife, onde nasceu em 30 de março de 1936, Milton de Oliveira Santos era graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e licenciado e bacharel em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Foi admitido como professor da Poli/UPE quando tinha 30 anos de idade, em 1° de setembro de 1966. Aposentou-se em 26 de março de 1998. Seu falecimento ocorreu em 14 de julho de 2000.

Por 32 anos, Milton Santos foi professor titular da Poli nas disciplinas de Cálculo 2, Eletricidade e Instalações Elétricas.

Além da sala de aula, contribuiu na vida acadêmica participando de diversas gestões do departamento básico, congregação da escola e demais colegiados da Poli.

Ele foi professor dos cursos de Matemática e Engenharia na Unicap. Também foi professor de Matemática na UFPE. Ensinou ainda esta disciplina em colégios públicos e privados e foi engenheiro eletricista da Prefeitura do Recife.

Foi casado com Lenira Barbosa Santos, com quem teve três filhos e uma filha: Luciana Santos, atual vice-governadora de Pernambuco.