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UPE mantém nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador considerado como “muito bom” - Universidade de Pernambuco

UPE mantém nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador considerado como “muito bom”

Publicado em 03/04/2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Na publicação, anunciada na última terça-feira (02/04), foram detalhadas informações a respeito do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Os dados integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Nos dados apresentados, a Universidade de Pernambuco (UPE) manteve a nota 4 para o Índice Geral de Curso, conceituada como “muito bom”.

O resultado demonstra o avanço da instituição em diferentes setores que compõem o processo avaliativo, como os projetos dos cursos de graduação, o impacto da pós-graduação, a formação dos docentes, dentre outros indicativos da universidade. O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), numa escala de 1 a 5, em relação a todas as instituições de ensino superior do país.

“Este reconhecimento reflete o compromisso incansável de nossa equipe com a excelência acadêmica e a qualidade do ensino que oferecemos. O Governo de Pernambuco está comprometido em continuar aprimorando os programas acadêmicos, investindo em infraestrutura e promovendo a cultura de inovação”, destacou a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior. O Conceito Enade, que também faz parte dos indicadores, foi divulgado em outubro de 2023. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos CAPES dos cursos de programas referentes às pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

“O resultado é importante para avaliarmos as ações desenvolvidas pela UPE nos últimos anos. Mantivemos uma nota de impacto, mas estamos trabalhando para alcançar a excelência. A avaliação é resultado do trabalho conjunto da comunidade acadêmica, com realizações conjuntas entre docentes, discentes, técnicos e diferentes colaboradores”, ressaltou a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

A UPE apresentou melhorias em todos os índices apresentados pelo INEP, como o conceito médio de graduação, a proporção de mestrado, o conceito médio de mestrado, a proporção de doutorandos e o conceito médio do doutorado.

“A UPE chegou ao IGC contínuo 3,2741, que a mantém com o IGC na faixa 4. Crescemos de 3,087 para 3,2741 em um ano. Parece pouco, mas cada décimo e centésimo na nota expressa uma melhoria significativa. Nossa meta no PDI era chegarmos a um IGC contínuo de 2,95, nota mínima para chegarmos ao IGC na faixa 4 e conceito muito bom, mas conseguimos ampliar o que foi planejado. Outro destaque que quero apontar é que os cursos de graduação da Universidade mantiveram o CPC nas faixas 3 e 4 (bom e muito bom) e nenhum curso está nas faixas de deficiência (notas 1 e 2). Neste cenário, destaco os cursos de Psicologia em Garanhuns, que voltou para o conceito 4, e Administração Pública à distância, que alcançou o CPC com nota 4, quando a maior parte dos cursos à distância não tem uma avaliação positiva no país. A melhoria dos projetos pedagógicos de curso e qualificação do corpo docente, além dos investimentos em pesquisa e extensão, têm impulsionado as avaliações das graduações na UPE”, pontuou o Prof. Ernani Martins, Pró-reitor de Graduação da UPE.

Para mais informações sobre os dados, o leitor pode acessar o link: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira