1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE marca presença na entrega do Centro de Qualificação da Mulher e na inauguração da Casa do Trabalhador e Casa da Trabalhadora - Universidade de Pernambuco

UPE marca presença na entrega do Centro de Qualificação da Mulher e na inauguração da Casa do Trabalhador e Casa da Trabalhadora


Publicado em 19/03/2024

 

Nesta última segunda-feira (18), a Reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Profª Socorro Cavalcanti, representou a instituição na entrega de três espaços de empregabilidade, inaugurados pela governadora Raquel Lyra. A Casa do Trabalhador e a Casa da Trabalhadora foram as primeiras unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) a entrarem em operação no país, ampliando e modernizando a tradicional Agência do Trabalho. Na ocasião, foi entregue o Centro de Qualificação da Mulher, espaço exclusivo para atender ao público feminino que busca por qualificação e orientação profissional. As iniciativas são resultado da parceria do Governo do Estado de Pernambuco com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Previsto no programa de governo da atual gestão, o Centro de Qualificação da Mulher tem o objetivo de proporcionar formação sociopolítica, técnica e empreendedora. Serão ofertados cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local, que abordarão desde o desenvolvimento das habilidades comportamentais às competências técnicas. A unidade já conta com cronograma de capacitações, que terá início nesta quarta-feira (20) e pode ser consultado no site www.sedepe.pe.gov.br.

A Casa da Trabalhadora é um espaço é exclusivo para o público feminino, contando com orientação empreendedora e apoio psicológico. O diferencial é que a estrutura ganhou fraldário, área para amamentação e brinquedoteca para atender às mães que buscarem atendimento. Já a Casa do Trabalhador é resultado da requalificação da tradicional Agência do Trabalho, em parceria com o Governo Federal, por meio do MTE, com apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

"Estamos garantindo locais mais acolhedores àquelas que buscam emprego. A Casa da Trabalhadora é inédita no país. Sabemos das peculiaridades e dificuldades que as mulheres têm para acessar o trabalho, então entregamos esse espaço às pernambucanas", disse a Governadora, Raquel Lyra, destacando a importância da criação do espaço voltado ao público feminino.

Além do cadastro de currículos e orientação profissional, as unidades irão oferecer intermediação de mão de obra; qualificação profissional, habilitação ao seguro desemprego, orientação para emissão de documentação trabalhista, informações sobre direitos trabalhistas, apoio ao microempreendedor e dicas sobre economia solidária.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco