1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE participa da sessão solene em homenagem aos 35 anos da FACEPE - Universidade de Pernambuco

UPE participa da sessão solene em homenagem aos 35 anos da FACEPE

Publicado em 19/03/24

 

Nesta última segunda-feira (18/03) aconteceu a sessão solene em comemoração aos 35 anos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). O evento foi realizado no auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE).

A cerimônia foi presidida pelo Deputado Estadual João de Nadegi e contou com a presença da Deputada Estadual e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Alepe, Simone Santana, a presidente da Facepe, Maria Fernanda Pimentel Avelar, o ex-presidente da Facepe, Diogo Ardaillon Simoes, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), Mauricélia Vidal Montenegro, o assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), George Braga, a reitora da Universidade de Pernambuco, Profa Socorro Cavalcanti, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Profº Alfredo Macedo Gomes, o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Profº Marcelo Carneiro Leão e a vereadora do Recife, Cida Pedrosa.

“Apresentar a importância dessa fundação é tentar resumir em poucas palavras, talvez, os 35 anos mais importantes da história da ciência de Pernambuco. Portanto, eu gostaria de focar em uma particular importância dessa fundação que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, que é o seu caráter estratégico. Enquanto secretária desta pasta, acompanhei de perto a importância de se compor conjunto de estratégias voltadas à promoção, difusão da ciência, tecnologia e inovação. Sem este conjunto estratégico, seria muito difícil implementar as políticas públicas voltadas a este setor. Diante desta constatação, nunca é demais fazer o convite a cada um de vocês, buscando estreitar ainda mais possíveis parcerias. Nós, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e nossas vinculadas, como a UPE, estamos de portas abertas para recebê-los.” ressaltou a secretária da SECTI, Mauricélia Vidal Montenegro.

Criada pela Lei Estadual N° 10.401/1989 e vinculada à SECTI, a Facepe promove o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, por meio do fomento à ciência, tecnologia e inovação, sem perder de vista o viés socioeconômico. O financiamento em questão se dá, sobretudo, em forma de concessão de bolsas de estudo ou pesquisa e da concessão de auxílios financeiros a pesquisadores para o custeio tanto de projetos de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidos por pesquisadores locais, como de outras atividades relevantes na área.

 

Foto: Bruna Marques