1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE possui 134 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina - Universidade de Pernambuco

UPE possui 134 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina

Publicado em 22/02/2024

 

A Universidade de Pernambuco (UPE) possui 134 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina. Os dados foram apresentados pelo AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index ), que se constitui em um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade. O índice foi desenvolvido em 2021, usando os valores totais e dos últimos 6 anos do índice i10, índice h e pontuações de citação no Google Scholar. Na divulgação do índice em 2023, a UPE contou com cinco pesquisadores, seis em 2022 e sete em 2021. Entre as 575 instituições analisadas no Brasil, a Universidade de Pernambuco está na 80º colocação, constituindo-se como uma das mais produtivas da região Nordeste. A instituição é a 165º mais produtiva da América Latina, resultado das ações de expansão, desenvolvimento e investimento nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação nas diferentes unidades de educação e saúde.

Destaca-se que em 2023, a UPE apresentou melhoras em diferentes índices, a exemplo do Índice Geral de Cursos, com conceito 4, Ranking Universitário Folha, The World University Rankings e QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean. Os números demonstram o compromisso dos técnicos-administrativos, docentes, discentes e colaboradores na execução de projetos que buscam a promoção de uma educação superior de qualidade em todas as regiões de Pernambuco, além do compromisso do Governo do Estado em fortalecer a produção e difusão científica. “É fundamental reconhecer a importância de estimular a produção acadêmica e científica em Pernambuco. Estamos muito orgulhosos com o marco alcançado pela Universidade de Pernambuco. Essa é uma conquista que reflete o compromisso da governadora Raquel Lyra com a produção e difusão do saber, contribuindo significativamente para o desenvolvimento intelectual e cultural do nosso Estado”, ressaltou a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Mauricélia Vidal Montenegro.

Com um total de nove parâmetros, o AD Scientific Index apresenta a classificação de cientistas em 11 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outras, 256 campos, 22.350 instituições, 218 países e 10 regiões. O índice possui uma metodologia que inclui a análise acadêmica voltada para a instituição, o país e a área onde o pesquisador está inserido. Os dados ajudam a compreender os resultados a médio e longo prazo de diversas políticas implementadas pelas universidades, incluindo aquelas relacionadas com ações de recrutamento e fixação acadêmicas, políticas salariais, incentivos e ambiente de trabalho científico.

“Em 2024 conseguimos ampliar o número de docentes na lista do AD Scientific Index, resultado do trabalho desenvolvido em todas as unidades de educação e educação e saúde da UPE. Continuaremos com investimentos e ações efetivas para a melhoria dos indicativos em nossa universidade. Quero parabenizar toda a comunidade acadêmica pelo resultado e destacar que continuaremos trabalhando para ampliar as nossas potencialidades”, enfatizou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora UPE.

A Universidade de Pernambuco parabeniza todos os pesquisadores da instituição. Para conferir a lista, os interessados podem acessar: www.adscientificindex.com/?con=Latin+America&q=universidade+de+Pernambuco