1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE realiza entrega dos certificados de livre-docência durante reunião do Conselho Universitário - Universidade de Pernambuco

UPE realiza entrega dos certificados de livre-docência durante reunião do Conselho Universitário

Publicado em 22/03/24

 

Nesta sexta-feira (22/03), durante a reunião do Conselho Universitário, a Reitora da Universidade de Pernambuco (UPE) realizou a entrega dos certificados de livre-docência a parte dos docentes que se submeteram ao processo de progressão ao Cargo de Professor Associado Livre-docente da UPE em 2022 e 2023. A Profa. Socorro Cavalcanti destacou a importância das atividades acadêmicas desenvolvidas pelos servidores, que têm contribuído com o desenvolvimento da instituição na última década.

“O processo de progressão ao cargo de Professor Associado / Livre-docente da UPE contribuiu para que a universidade alcançasse indicadores importantes de publicações, ampliação da pós-graduação stricto sensu e fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Sabemos que precisamos repensar este processo de progressão, mas queremos reforçar a sua importância para a universidade e parabenizar todos os docentes da instituição”, destacou a Profa, Socorro Cavalcanti.

A progressão para o cargo de professor associado e livre-docente da Universidade de Pernambuco é regulamentada pelo Decreto nº 38.765/12, do Governo do Estado de Pernambuco, além das Resoluções CONSUN nº 47/2023, nº 30/2023, nº 29/2023 e nº 02/2013. Durante a entrega dos certificados, o Prof. Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), destacou como a UPE tem se destacado nos indicadores acadêmicos nacionais e internacionais. “Com análises dos dados sobre as pesquisas, as publicações e a internacionalização, a Universidade de Pernambuco tem apresentado resultados que colocam a instituição com liderança no país. Os indicadores são fruto do trabalho dos servidores da instituição, a exemplo dos docentes, que diariamente estão envolvidos com diferentes atividades em todo o Estado”, enfatizou o Pró-reitor.

Durante a entrega, o Prof. Carlos Moura, presidente da Comissão para Progressão ao Cargo de Professor Associado em 2023, apresentou os números que envolvem o processo desde 2012. “No último ano tivemos o maior número de inscritos e aprovados, o que reflete o crescimento da instituição, especialmente o envolvimento dos docentes nas diferentes atividades de pesquisa e pós-graduação. O resultado deste processo aparece em diferentes indicadores, que temos acompanhado e divulgado nos diferentes canais da universidade”, relatou o docente. Em 2023 foram aprovados 25 candidatos, das diferentes unidades de educação da UPE.

Como representante dos docentes, a Reitora da UPE passou a palavra para o Prof. Aurélio Molina, professor da Faculdade de Ciências Médicas da UPE. “Temos avançado muito, com um trabalho conjunto de todos os servidores. É um prazer falar em nome dos meus colegas, quero parabenizar a todos pelo trabalho desenvolvido”, relatou o docente.

Devido a ampliação do número de inscritos nos últimos processos, a UPE informa que há previsão de abertura de novo edital para o início do segundo semestre de 2024. Todos os critérios para o processo estão estabelecidos nos documentos indicados nesta publicação.