1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE tem três vencedoras do Prêmio Talento Jovem Cientista da Facepe - Universidade de Pernambuco

UPE tem três vencedoras do Prêmio Talento Jovem Cientista da Facepe

Três alunas das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Engenharias da Universidade de Pernambuco (UPE) foram vencedoras do prêmio Ricardo Ferreira Talento Jovem Cientista. O título é concedido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), dentro da programação da sua 24ª Jornada de Iniciação Científica. A UPE ainda obteve uma menção honrosa com o trabalho de um estudante de Ciências da Saúde. Neste ano, em plena pandemia de Covid-19, a Facepe recebeu mais de 450 inscrições vindas de 15 instituições de ensino superior que atuam no estado. Foram premiados os 12 melhores trabalhos em seis grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; e Engenharias.

Eduarda Falcão, de Ciências Biológicas, foi uma das duas vencedoras na sua categoria com a pesquisa “Fungos micorrízicos arbusculares e adubos orgânicos para otimização da produção de metabólitos secundários foliares em passiflora edulis f. Flavicarpa deg.”, tendo como professor orientador Fábio Sérgio Barbosa da Silva.

A pesquisa de Alessandra Suyane Costa Galdino, do Campus Garanhuns da UPE, intitulada “Auriculoterapia na obesidade: regulação do apetite para emagrecer com saúde”, venceu na categoria Ciências da Saúde. A orientadora é a professora Andrea Marques Sotero.

Com “Modelagem do manejo de águas pluviais urbanas utilizando técnicas compensatórias”,  Rayssa Eduarda Siqueira Nascimento obteve a premiação da Facepe na categoria Engenharias. O orientador é o professor Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral.

A menção honrosa do Talento Jovem Cientista para a UPE foi concedida a Luiz de Albuquerque Pereira de Oliveira Neto, de Ciências da Saúde, pelo trabalho “Efeito do exercício aeróbio intervalado de alta intensidade no risco cardiovascular e na modulação autonômica de pacientes com apneia obstrutiva do sono”, orientado por Rodrigo Pinto Pedrosa.

Os bolsistas terão um prazo máximo de 12 meses, contados a partir da data da Cerimônia de Premiação (que ocorreu no dia 15 deste mês, para usufruírem do prêmio, que consiste em auxílio financeiro para custear a participação (passagem aérea, inscrição e diárias) em um congresso nacional de cunho científico e cultural na área do conhecimento do trabalho apresentado. 

 O Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista foi criado em 1997 e presta homenagem ao pesquisador pernambucano que faleceu em 2013. O vídeo da premiação, que ocorreu de forma remota, pode ser visto no YouTube clicando aqui.