sexta-feira , 26 abril 2024
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Notícias / ALUNO DO CURSO DE HISTÓRIA DA UPE CAMPUS PETROLINA APRESENTA TRABALHO NO INTERNATIONAL WORKSHOP – “POVERTY, WATER AND DEVELOPMENT IN THE SOUTH”

ALUNO DO CURSO DE HISTÓRIA DA UPE CAMPUS PETROLINA APRESENTA TRABALHO NO INTERNATIONAL WORKSHOP – “POVERTY, WATER AND DEVELOPMENT IN THE SOUTH”

O aluno do Curso de História da UPE Campus Petrolina Franciel Coelho Luz Amorin participou de 02 a 05 de junho do International workshop – “Poverty, Water and Development in the South” (Workshop internacional “Pobreza, água e desenvolvimento no sul”), realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em conjunto com o Programa de Investigação Comparada sobre Pobreza (CROP) do conselho internacional de Ciências Sociais e o Programa de Pesquisa da Bacia do Nilo (NBRP/UIB), organismo sediado na Universidade de Bergen – Noruega. O trabalho apresentado pelo aluno elaborado em coautoria com o Prof. Dr. Júlio da Silveira Moreira da UNILA pauta a investigação nos principais e fundamentais desdobramentos históricos da política de reforma agrária, a partir da aplicação dos conceitos marxistas de capitalismo burocrático e semifeudalidade. O estudo apresentado no evento objetivou analisar o problema de acesso à água pelos camponeses do Assentamento Catalunha, no município de Santa Maria da Boa Vista, para possibilitar o “desenvolvimento” da pequena produção camponesa. A pesquisa busca demonstrar, pelo estudo de caso realizado, que o problema da água na comunidade constitui um desdobramento do problema da terra e da permanência da contradição latifúndio/minifúndio, demarcada pela exploração semifeudal (pré-capitalista) do contingente farto de mão de obra do assentamento pelas grandes empresas da fruticultura irrigada. Todas das despesas para a participação do aluno foram pagas pela organização do evento. Na UPE Campus Petrolina Franciel Coelho Amorim é orientando do Professor Moisés Almeida que investiga a realidade da semifeudalidade no assentamento Catalunha.

Os comentários estão fechados.