sábado , 25 maio 2024
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Laboratórios / Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE)

Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE)

LIFE

O LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES – LIFE, faz parte de um programa lançado em 2012, por meio da CAPES e por intermédio da Diretoria da Educação Básica, atual Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Sua criação teve como principal objetivo investir na formação digital e interdisciplinar de professores, por meio da criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores.
Para tanto, buscou-se a criação de espaços que fossem de uso comum das licenciaturas nas dependências de Instituições Públicas de Ensino Superior. Assim, tais espaços destinam-se a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias e inovação educacionais e a articulação entre os programas da CAPES relacionados à Educação Básica.
A Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, em seu relatório anual 2009-2013 destaca como princípios pedagógicos e objetivos dos LIFEs:

  • Princípios: interdisciplinaridade como fundamento do processo de formação docente e do ensino-aprendizagem; necessidade de reconfiguração do trabalho docente a partir de um conceito de alfabetização digital; oferta de formação docente baseada na pesquisa, no ensino e na extensão e elevação da qualidade dos cursos de licenciatura.
  • Objetivos: proporcionar formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura; incentivar a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais em diferentes cursos de licenciatura; promover o domínio e o uso das novas linguagens e tecnologias da informação e da comunicação nos cursos de formação de docentes; oportunizar o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento coletivo de práticas e metodologias, considerando o conhecimento de diferentes disciplinas; ampliar as oportunidades de criação de espaço que estimule e propicie o desenvolvimento de pesquisa e investigações sobre a atividade docente; promover a criação de espaço para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que envolvam os alunos das escolas públicas de educação básica, os licenciandos e os professores dos programas de formação da IES, impulsionando atitudes autônomas de formação; promover a valorização dos cursos de licenciatura e de Pedagogia.

Na UPE Campus Petrolina, o LIFE tem como propósito abrigar projetos que busquem a integração de todas as licenciaturas, possibilitando leituras e práticas interdisciplinares. Pensando nesse contexto de atuação, tal laboratório tem como tema norteador o semiárido – focado em seu contexto socioambiental.
Quanto aos recursos disponíveis, o LIFE, no Campus Petrolina, possui disponível um laboratório equipado com mesas e cadeiras, lousa, notebooks, câmera fotográfica e filmadora, microscópios, impressora, bem como alguns materiais de expediente. O espaço comporta pelo menos 25 pessoas, de modo que essas possam participar das atividades de modo confortável. Os agendamentos para a utilização do espaço são feitos via e-mail para o endereço petrolina.administracao@upe.br.
Nesse sentido, busca-se proporcionar aos estudantes das licenciaturas formação de caráter contextualizado e interdisciplinar, promovendo o domínio e o uso das novas linguagens e tecnologias de informação e da comunicação que permitam o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento coletivo de práticas e metodologias das diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.

Para mais informação: CLIQUE AQUI

Coordenadora

Profª Thaís Guimarães

 

Os comentários estão fechados.