quarta-feira , 28 junho 2017
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa : Campus : História

História

A Faculdade de Formação de Professores de Petrolina, hoje UPE Campus Petrolina, foi criada pela lei Municipal nº 31 de 29.10.1968, na gestão do Prefeito Municipal Sr. Jose de Souza Coelho, com o objetivo de formar professores a realizar ensino de qualidade. Sua criação se deu, sobretudo do idealismo de Dr. Luiz Augusto Fernandes, Prefeito na década de 60, idealizador. A fundação Educacional de Petrolina foi mantenedora desta Faculdade juntamente com a Prefeitura de Petrolina ate o ano letivo de 1971, quando esta foi incorporada a FESP – Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, hoje UPE – Universidade de Pernambuco.

Autorizada a funcionar pelo Conselho Estadual de Pernambuco, a FFPP realizou seu primeiro vestibular em Fevereiro de 1969, oferecendo cursos de Licenciatura Curta ( três anos ) em Letras, Ciências e Estudos Sociais, os quais funcionam em regime seriado ate o ano de 1973. No ano letivo de 1974, foi criado o sistema de credito com os vestibulares realizados através da CESESP ate janeiro de 1982. Em julho de 1982, a FESP se desliga da CESESP e realiza o seu primeiro vestibular, quando, também, e implantado a 2 entrada dos cursos oferecidos. Os cursos de Licenciatura Curta foram reconhecidos em 1975 através do Decreto nº 75617 / 75 de 16 de abril de 1975, legalizado assim, aexpedicào de Diplomas dos licenciados.

Em 1978, objetivando criar especialistas de nível superior, realizar ensino de qualidade e promover pesquisa e extensão, os cursos foram convertidos em Licenciatura Plena com oito períodos, através da Resolução nº 05 de 12.04.1978 e parecer nº 7778 do Conselho Estadual de Educação, tendo sido realizado o seu primeiro vestibular em janeiro de 1979 nas seguintes Licenciaturas: Letras com Habilitação em Português/ Inglês, Ciências nas Habilitações Matemática e Biologia, Historia e Geografia, todos reconhecidos pela Portaria nº 615 de 07.08.1985 publicada no Diário Oficial de 12.08.1985. A Criação da Licenciatura Plena deu oportunidade aos alunos ativos e aos egressos o direito de lecionar no ensino médio.

Em 1988, foi implantado o Curso de Pedagogia com as habilitações Administração e Supervisão Escolar, reconhecido pela portaria nº 09064 de 12.06.1991, publicada no Diário Oficial de 13 / 06 /91. Hoje, a Faculdade oferece as habilitações Magistério das series iniciais e Educação Infantil ou Coordenação Pedagógica. O Curso de Licenciatura Plena em Educação Física foi nesta Unidade para três turmas como extensão da ESEF – Escola Superior de Educação Física.

Em 1994 foi implantado a Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira – Ensino Fundamental e Médio, servindo de campo estágio para as Licenciaturas oferecidas na FFPP.

Em 2006 foram implantados os curso de bacharelado em Enfermagem e Fisioterapia, inciando assim, os primeiros cursos da área de saúde na unidade. No ano de 2010, iniciou-se o curso de Nutrição. A implantação dos cursos de saúde no Campus Petrolina demonstra a preocuopação da Universidade de Pernambuco com a interiorização e formação de recursos humanos em saúde comtemplando a necessidade desses profissionais na região do Vale do São Francisco.

A UPE Campus Petrolina, na busca pela interação com a sociedade, vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão, parcerias e convênios em diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*