terça-feira , 16 agosto 2022
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Notícias / EXTREMISMO E INTOLERÂNCIA O TEMPO PRESENTE É O TEMA DA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DA III SEMANA UNIVERSITÁRIA INTEGRADA FACAPE & UPE

EXTREMISMO E INTOLERÂNCIA O TEMPO PRESENTE É O TEMA DA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DA III SEMANA UNIVERSITÁRIA INTEGRADA FACAPE & UPE

A Semana Universitária integrada FACAPE & UPE Campus Petrolina inicia nesta segunda feira, dia 21, com várias atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. O ponto alto do primeiro dia é a Conferência de Abertura que será proferida pelo Prof. Dr. Karl Schurster, abordando a temática Extremismo e Intolerância o Tempo Presente. O Conferencista  possui Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin e Pós Doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco com estágio internacional na Universidade Nacional de la Plata/Argentina. Organizou juntamente com Francisco Carlos Teixeira da Silva e com Francisco Eduardo Alves de Almeida a obra Atlântico: a história de um oceano (Civilização Brasileira), vencedora do prêmio jabuti (2º lugar em Ciências Humanas 2014). É um dos organizadores das obras O Brasil, Segunda Guerra Mundial, Campos da Política: praticas e discursos, Caminhos da Integração Sul Americana.

Nesse mesmo dia da Conferência, o Professor Dr. Karl Schurster estará lançando seu mais novo trabalho titulado O fenômeno nazi e o impacto na história do tempo presente”. Segundo Francisco Carlos Teixeira, professor Titular de História Moderna e Contemporânea Universidade Federal do Rio de Janeiro, a obra tem os elementos capazes de produzir uma visão crítica e, por isso mesmo, atualíssima e original sobre o “Fenômeno do Nazismo”. “O ponto de partido do livro – o debate teórico do fenômeno nazista – já apresenta uma novidade empolgante: em vez de partir de uma visão “externa” ao nazismo, busca sua apreensão enquanto fenômeno autodescrito. Isso sem riscos de aceitar a apologia das diversas situações do movimento, partido e Estado nazista ao longo de sua história. Mas, também, sem buscar uma camisa de força para etiquetar o movimento, a partir de teorias políticas e sociais incapazes de ver e pensar a dimensão metapolítica do fenômeno nazista”, afirmou o docente da UFRJ.

 

A conferência e o lançamento do livro serão realizados no dia 21 de novembro, no auditório da UPE Campus Petrolina a partir das 19 horas.

convite-ofenomenonazi Karl

Os comentários estão fechados.