domingo , 22 outubro 2017
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa : Pós-Graduação : Cursos

Cursos

Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI)

APRESENTAÇÃO

 

Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – UPE Campus Petrolina

A proposta do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) tem como objetivo formar professores (as) nos diferentes níveis de ensino que compreendam a interdisciplinaridade como um desafio prático na pesquisa e nos processos pedagógicos. Entre seus objetivos específicos busca compreender a interdisciplinaridade como potencialidade que auxilia os (as) educadores (as) e as escolas na ressignificação do trabalho pedagógico e nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem; formar professores (as) pesquisadores (as) e, principalmente, tornar a pesquisa um princípio educativo entre os (as) alunos (as) da Educação Básica; inserir o (a) professor (a) no debate de questões, como a diversidade e a pluralidade cultural; articular os cursos de formação de professores (as) da UPE/Petrolina para uma efetiva intervenção de práticas interdisciplinares voltadas à realidade do semiárido, além de propor atividades interdisciplinares como uma ferramenta à construção do conhecimento.

Com área de concentração na Educação, o programa se estrutura em torno de duas linhas de pesquisa: 1) Políticas Educacionais, Formação Docente e Práxis Pedagógica e 2) Práticas Interdisciplinares, Educação e Diversidade.

A primeira linha compreende estudos relacionados a três grandes eixos, quais sejam as políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas. Estes eixos serão abordados em perspectiva interdisciplinar e contemplam os desafios colocados à escola na sociedade contemporânea. As pesquisas desta linha buscam contribuir de maneira efetiva para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica, desencadeando outras formas de pensar sobre o saber-fazer docente.

A segunda linha de pesquisa visa desenvolver estudos interdisciplinares focados na prática docente, com ênfase nos temas transversais definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Tem seu foco nas reflexões sobre educação e diversidade em ambientes formais e não formais de ensino. As temáticas focalizam: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Saúde, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo. As pesquisas desta linha visam contribuir para um estreitamento do diálogo entre diferentes áreas de formação, buscando compreender a realidade do semiárido brasileiro através de agendas transversais e interdisciplinares.

Informações

Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI)
http://w2.portais.atrio.scire.net.br/upe-ppgfppi/

http://www.upe.br/stricto-sensu2/121-industrix/project-4/462-programa-de-pos-graduacao-em-formacao-de-professores-e-praticas-interdisciplinares
Fone: (87) 3866-6501
E-mail:
petrolina.ppgfp@upe.br
Secretaria: Sra. Larissa Laisy dos Santos Nascimento 

Coordenação:

Prof. Dr. Paulo Adriano Schwingel – Coordenador
Profa. Dra. Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias – Vice-coordenadora

Cursos

  • Língua Portuguesa – 405h
  • Língua Inglesa – 405h
  • Linguística e o Ensino do Português – 440h
  • Leitura e Produção de Textos – 440h
  • Ensino da Matemática – 405h
  • Ensino da Geografia – 405h
  • Ensino da Hístória – 405h
  • Psicopedagogia – 430h
  • Educação Inclusiva – 440h
  • Educação Ambiental – 410h
  • Educação de Jovens e Adultos – 440h
  • Gestão de Recursos Humanos – 420h

Os comentários estão fechados.