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Bacharelado em Terapia Ocupacional - Universidade de Pernambuco

BACHARELADO EM TERAPIA OCUPACIONAL

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Bacharelado em Terapia Ocupacional /
Campus Santo Amaro (ICB)

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER:
Resolução CEPE Nº 075/2021 (Criação do Curso no Campus)

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
8 (Oito)

TURNO DE OFERTA:
Integral

VAGAS POR ENTRADA:
20 vagas.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

O trabalho em equipe multiprofissional, ao qual o Terapeuta Ocupacional está inserido, consiste em uma modalidade de trabalho coletivo de relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e da interação dos agentes das diferentes áreas profissionais da saúde, fortalecendo a atenção integral e multiprofissional da saúde a população. Nas interações multiprofissionais, as pessoas envolvidas se põem de acordo com o processo, para coordenar seus planos de ação de acordo com cada profissão com o intuito de articular e interagir com a proposta de integralidade das ações de saúde superando o isolamento dos saberes. O investindo na construção conjunta de um projeto assistencial que abarque a complexidade e a multidimensionalidade das necessidades tanto na área assistencial, como de pesquisa, quanto da capacitação profissional voltada para a saúde da população, é importante para o desenvolvimento do estado. Considerando que Pernambuco é o segundo pólo de saúde do país, o governo do Estado vem desenvolvendo esforços para consolidar algumas áreas de referência à saúde na região metropolitana, procurando responder às necessidades da saúde da população com o mínimo de deslocamento, aumentando a eficiência e eficácia do sistema de referência e contra-referências, oferecendo serviços especializados tanto na capital.
Diante do compromisso da Universidade de Pernambuco (UPE) e seu impacto positivo para a qualidade da assistência à saúde prestado à sociedade pernambucana, salientamos a necessidade de implementar o curso de Terapia Ocupacional no Instituto de Ciências Biológicas - Campus Santo Amaro. Atualmente, no estado de Pernambuco, apenas uma instituição de ensino superior, a Universidade Federal de Pernambuco, forma profissionais de Terapia Ocupacional. Tais profissionais, rapidamente são absorvidos pelo mercado de trabalho, o qual se estende na rede pública e privada, em hospitais, clínicas, centros especializados, centros geriátricos, consultórios e domicílios, em programas comunitários e na administração e planejamento de serviços. Dessa forma, a UPE possui um papel primordial como uma instituição de ensino de qualidade e gratuita com capacidade técnica e científica de formar profissionais de qualidade na área de reabilitação. Adicionalmente, contribuindo para consolidação de áreas de referência à saúde, procurando responder às necessidades da saúde da população pernambucana, aumentando a eficiência e eficácia do sistema de referência e contrarreferência e oferecendo serviços especializados em reabilitação.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

O Curso de Graduação em Terapia Ocupacional devem assegurar, também, a formação de profissionais com competências e habilidades específicas, tais como:

● Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
● Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
● Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseada na convicção científica, de cidadania e de ética;
● Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
● Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
● Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinéticofuncional, para eleger e qualificar as intervenções e condutas terapêuticas ocupacionais apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Terapia Ocupacional, em toda a sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta da intervenção;
● Elaborar criticamente o diagnóstico cinéticofuncional e a intervenção terapêutica ocupacional, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do terapeuta ocupacional, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
● Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação social;
● Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias e no âmbito de sua competência profissional;
● Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
● Prestar esclarecimentos sem deixar dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;
● Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
● Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
● Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação profissional garantindo sua qualidade e segurança;
● Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
● Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção.
● Atender ao sistema de saúde vigente no país, a atenção integral à saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência e o trabalho em equipe.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

O Terapeuta Ocupacional, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva são os profissionais qualificados para o exercício da Terapia Ocupacional, com base no rigor científico, intelectual, pautado nos princípios éticos. Capazes de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais e os seus determinantes. Capacitados a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotores da saúde integral do ser humano.