1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Notícias - Universidade de Pernambuco

Estudante da UPE conquista primeiro lugar no 16º Prêmio Diva Montenegro de Incentivo à Pesquisa Científica

Publicado em 16/04/24

 

Em celebração aos 183 anos de fundação da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), foi realizada no dia 04/04 a cerimônia de premiação do 16º Prêmio Diva Montenegro de Incentivo à Pesquisa Científica. Na ocasião, o acadêmico do décimo segundo período da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE), Tobias Mosart Sobrinho, recebeu o primeiro lugar.

O discente foi premiado pelos resultados de seu projeto de iniciação científica “Desenvolvimento de adjuvantes nanoestruturados à base de biopolímeros para a liberação controlada de antígenos vacinais”, orientado pela professora e coordenadora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Dra. Juliana de Souza Rebouças, e desenvolvido no Laboratório de Sistemas Nanoestruturados aplicados à Saúde (LSNano) do ICB.

O projeto premiado empregou a nanotecnologia para o desenvolvimento de novos adjuvantes nanoestruturados à base de biopolímeros como plataforma para a liberação controlada de antígenos vacinais, com o objetivo de aumentar a eficácia terapêutica e segurança clínica.

Segundo Tobias Mosart,“o desenvolvimento do projeto permitiu explorar áreas bastante específicas do conhecimento, aplicando conceitos teóricos aprendidos em sala de aula e desenvolver habilidades práticas que serão úteis para minha formação acadêmica. Por outro lado, o 1º lugar deste prêmio é também um reconhecimento à UPE, pelo seu compromisso com a excelência acadêmica, e é extremamente satisfatório poder contribuir para o fortalecimento da reputação desta instituição como um celeiro de talentos acadêmicos e inovação científica.”, afirmou o discente.

O Prêmio Diva Montenegro é realizado desde 2007 pela Associação Médica de Pernambuco (AMPE), e tem o objetivo de honrar os alunos de universidades que se destacaram em suas pesquisas científicas. 

A orientadora, Profa. Juliana Rebouças, ressalta que “a conquista desse Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é motivo de orgulho para a instituição e corrobora a qualidade e o comprometimento dos estudantes e professores envolvidos na pesquisa científica. Essa premiação demonstra o potencial da UPE em contribuir para a formação acadêmica e científica dos seus estudantes e para o avanço da ciência no país”., destacou.

A UPE parabeniza o discente e a docente pela conquista.

Parceria entre UPE e o município de Cabrobó recebe prêmios durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios

Publicado em 16/04/24

 

Nesta segunda-feira (15/04), a parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE) e o município de Cabrobó recebeu dois prêmios no primeiro dia do 7º Congresso Pernambucano de Municípios. Durante o primeiro dia das atividades do evento, a  Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) entregou os Prêmios Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) – Edição 2023 – 2024, na categoria sustentabilidade e meio ambiente, com o projeto “Programa Recicla Cabrobó”, e na categoria Cidade empreendedora, com o projeto “Cabrobó do Futuro”.

Os projetos são coordenados pela Profa. Márcia Macedo, Gerente de Inovação da UPE, que enfatizou a importância da relação entre a universidade, o poder público e as demandas da população. “As ações são resultados de demandas que a população apresenta à universidade. A premiação demonstra o compromisso da UPE em colaborar com soluções cotidianas, com o envolvimento de diferentes membros da comunidade acadêmica da instituição”, destacou a docente.

A parceria entre a UPE e o município, efetivada a partir de propostas em tecnologia, tem colaborado para que a cidade consiga executar projetos de sustentabilidade, atendimento aos cidadãos, oferta de serviços públicos, dentre outras iniciativas. “Essa premiação destaca a importância da escolha das parcerias certas e a UPE nos ajudou a transformar sonho em realidade”, destacou Galego de Nanai, Prefeito de Cabrobó.  

A Universidade de Pernambuco parabeniza a comunidade acadêmica pela premiação.

UPE participa da visita à área onde serão construídas as instalações da Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco

Publicado em 15/04/24

 

Nesta segunda-feira (15/04), a Universidade de Pernambuco participou do evento de visita à área onde serão construídas as instalações da Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco. O evento iniciou no Comando Militar do Nordeste (CMN), espaço onde as autoridades foram recebidas pelo General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, que apresentou parte do projeto, com os desdobramentos sociais, econômicos e educacionais. Na ocasião, o Ministro da Defesa, José Múcio, e a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, destacaram a importância do empreendimento e os esforços financeiros e políticos para a sua efetivação.

A Escola de Sargentos do Exército, além de ser referência mundial na formação de sargentos, estimula o desenvolvimento regional e o compromisso com o meio ambiente, também possibilitará a formação centralizada em um único estabelecimento de ensino. Possuindo um ponto físico estratégico próximo de aeroporto comercial, por conta da constante necessidade de deslocamento de discentes e instrutores e da estruturação e suporte à família militar.

Com a inauguração da Escola de Sargentos do Exército, tem-se a previsão de receber 2400
estudantes, com a movimentação de 6400 pessoas, em diferentes atividades diretas e indiretas. O Estado de Pernambuco foi escolhido devido a infraestrutura da Região Metropolitana, como a logística no aeroporto, um forte pólo médico, pólo universitário, estrutura viária, além das negociações com o Governo do Estado.

“A Universidade de Pernambuco tem acompanhado de perto os diálogos para a instalação da Escola de Sargentos em Pernambuco. É um projeto robusto que vai trazer grandes benefícios ao Estado e estamos dialogando para que possamos colaborar de modo efetivo, com projetos da nossa comunidade acadêmica.”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

Além da Escola de Sargentos, as contrapartidas para a construção da instituição também têm o objetivo de beneficiar a população pernambucana. Entre as ações, o Governo de Pernambuco se comprometeu em garantir a infraestrutura de água, esgoto, energia elétrica e a pavimentação de 7,4 quilômetros da Estrada de Mussurepe, além de restaurar 24,2 quilômetros da rodovia PE-027, fornecer bases para a instalação de redes de fibra óptica e a organização de áreas de convivência e lazer.

Durante reunião no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, representantes do Exército Brasileiro apresentaram as plantas do projeto, plano de sustentabilidade, prazos e desembolso financeiro. Na ocasião, o Ministro da Defesa agradeceu o apoio de todos envolvidos e incentivou o constante debates entre parlamentares, empresas e universidades para o sucesso do empreendimento. Ainda na localidade, os presentes tiveram oportunidade de visitar parte das obras, já em desenvolvimento. Para finalizar, de forma simbólica, todos presentes acompanharam a plantação de uma muda de pau-brasil, que simboliza o compromisso do Exército Brasileiro com a sustentabilidade.

A Universidade de Pernambuco foi representada pela Reitora, Profa. Socorro Cavalcanti e pelo Diretor de Comunicação da UPE, Prof. Carlos Moura. Também estiveram presentes o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, deputados federais, deputados estaduais, secretários de estado, o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, e assessores de representantes públicos.

 

UPE participa da abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios

Publicado em 16/04/24

 

Nesta segunda-feira (15/04), a Universidade de Pernambuco (UPE) participou da abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e segue até o dia 17 de abril de 2024, com a participação de representantes dos municípios, gestores públicos, representantes de organizações civis e não governamentais.

Durante o encontro, a UPE foi representada pelo vice-reitor, Prof. José Roberto de Souza. Também estiveram presentes a Gerente de Inovação da UPE, Profa. Marcia Macedo e o Diretor do instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Falcão. 



Foto: AMUPE - Wellington Júnior

UPE disponibiliza Guia do Estudante

Publicado em 15/04/24

 

A Universidade de Pernambuco (UPE), a partir da Pró-reitoria de Graduação, disponibiliza o Guia do Estudante. O documento fornece as informações essenciais sobre a universidade, sua organização, pró-reitorias e uma série de outros aspectos relevantes para a vida acadêmica. A UPE tem o compromisso de oferecer a melhor experiência educacional possível aos seus discentes, e acreditamos que o conhecimento das políticas, regulamentos e procedimentos da universidade é fundamental para o seu sucesso acadêmico. Portanto, recomendamos a consulta ao guia do estudante, no link: https://www.upe.br/graduacao/documentos.html.