1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Notícias - Universidade de Pernambuco

UPE aprova doutorado em Perícias Forenses


Publicado em 29/08/23

Na quinta-feira (28/09), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a ata da 224ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada de 18 a 22 de setembro de 2023. Entre a divulgação do setor, esteve a apresentação do resultado das Propostas de Cursos Novos na modalidade ensino presencial. Nesta avaliação, a Universidade de Pernambuco aprovou o doutorado em Perícias Forenses, com conceito 4. O curso funcionará na Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE), com o objetivo de formar cientistas com conhecimentos adequados à resolução eficaz das questões ligadas à prova no domínio das ciências forenses, à prevenção da violência e à intervenção em vítimas, sensibilizando-os e preparando-os, também, para uma atitude de trabalho interdisciplinar.

“Recebemos a notícia com muita alegria, com a aprovação de mais um doutorado na UPE, agora constituindo-se 14 cursos de doutorado e 24 de mestrado. A aprovação do doutorado em Perícias Forenses demonstra o compromisso da comunidade acadêmica da UPE, especialmente, os docentes, técnicos e estudantes da Faculdade de Odontologia”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

Com o novo doutorado, a UPE passa a contar com 38 cursos stricto sensu, sendo 24 mestrados e 14 doutorados, ofertados em várias regiões de Pernambuco. Ainda em 2023 será anunciada a avaliação da proposta de doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia Práticas e Inovação em Saúde Mental, submetido pela comunidade acadêmica da UPE-Campus Garanhuns, com a possibilidade de ampliar os números da pós-graduação na instituição.

Em 2023 a UPE aprovou o Doutorado em Engenharia de Sistemas, na Escola Politécnica de Pernambuco, Doutorado Profissional em Educação e Doutorado Profissional em Ensino de História, no Campus Mata Norte, e o Doutorado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, com atividades no Campus Petrolina.

Proposta de criação do cargo de Professor Titular de Carreira da UPE está em votação no site Ouvir para Mudar

 

Publicado em 29/09/23

Docentes da Universidade de Pernambuco (UPE) apresentaram a proposta de criação do cargo de Professor Titular de Carreira no site do Programa Ouvir para Mudar, consulta popular para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Governo de Pernambuco.

A demanda tem sido negociada pela instituição, Associação dos Docentes da UPE (ADUPE) e Governo de Pernambuco, com o objetivo de fortalecer as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da universidade. A proposta está em votação no link: http://rb.gy/6rm5m. Para votar, basta fazer um cadastro ou acessar pela conta GOV.BR, usada em serviços públicos digitais (tal como o CNH, INSS e ENEM, entre outros).

O PPA define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos, de 2024 a 2027, estabelecendo os recursos necessários. Através da plataforma virtual Ouvir para Mudar, a população pode sugerir e votar nas ações prioritárias para o Governo. Cada pessoa pode escolher até três propostas. A votação será encerrada no dia 30 de setembro.

O Programa Ouvir para Mudar também realizou seminários presenciais em todas as regiões do estado. A comunidade acadêmica da UPE apresentou esta e outras propostas para a estruturação da universidade, durante os debates temáticos sobre Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura.

A criação do cargo de Professor Titular de Carreira é um pleito antigo da instituição. A UPE constituiu uma comissão de servidores, composta por representantes de diferentes segmentos, responsável pela elaboração de uma proposta para o Governo do Estado de Pernambuco. O material foi entregue à Secretaria de Administração do Estado, mas sem a efetivação da solicitação até o momento.

“O cargo de Professor Titular de Carreira é fundamental para as atividades acadêmicas dos docentes da UPE, que possuem reconhecimento nacional e internacional em suas atividades. O atendimento da demanda será uma valorização da categoria e das suas ações na instituição”, destacou a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

Com a aprovação do pleito, espera-se a ampliação da produção docente, o fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação, as investigações científicas, o aumento das atividades de extensão e das propostas de inovação. “A criação do cargo de Professor Titular de Carreira é um reconhecimento do comprometimento dos docentes com as atividades desenvolvidas na instituição, que a cada dia apresenta destaque em seus índices de produção”, ressaltou o Prof. José Roberto Cavalcanti, Vice-reitor da UPE.

UPE tem projeto de inovação utilizado em produto para o reconhecimento de imagens de veículos

Publicado em 28/09/23

 

Projeto de Inteligência Artificial, desenvolvido no Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade de Pernambuco (IIT - UPE), é utilizado pela empresa Pumatronix (Curitiba-PR), na elaboração da solução de cercamento digital para o reconhecimento de imagens de veículos. O produto desenvolvido pela Pumatronix, denominada de LINCE, consiste em uma arquitetura distribuída com equipamentos instalados nas ruas e rodovias, que possuem capacidade de detectar e classificar as características dos veículos como: classe, marca, modelo, cor e período. A plataforma também realiza o cadastro e importação de lista de veículos monitorados, ponto de captura móvel através de aplicativo Android ou dispositivos móveis (soluções de viatura), painel de Segurança Pública com retrato dos monitoramentos, painel de mobilidade com informações sobre os veículos que circulam nos pontos e integração com Sistemas de Segurança Pública (Detecta, Spia- PRF e Cortex).

O LINCE utiliza a infraestrutura em nuvem da Amazon AWS para fornecer uma solução robusta e com alto grau de segurança na gestão das informações, coletados dos pontos de captura e dos dados dos usuários. A solução é distribuída com equipamentos inteligentes, com a capacidade de detectar, classificar e ler as placas dos veículos dentro da imagem. Depois de coletadas as informações, são enviadas para a plataforma para fornecer as funcionalidades adicionais para os usuários. O portal de acesso à plataforma e as APIs de integração possuem protocolos de comunicação que garantem a segurança na troca de informações entre o navegador e o servidor, por um canal criptografado. A comunicação entre os equipamentos instalados também utilizam um canal para comunicação entre cliente e servidor, com a garantia de que não é possível vazamento de dados sensíveis.

As soluções de cercamento digital permitem que veículos furtados ou roubados sejam monitorados pela rede de câmera e proporcionam ações mais efetivas das instituições de segurança. A elaboração das ações de inteligência artificial, desenvolvidas na UPE, teve duração de oito meses e contou com a participação de professores e discentes da graduação e pós-graduação em Engenharia da Computação da Escola Politécnica da UPE (POLI - UPE). “Projetos dessa natureza evidenciam como o conhecimento produzido na universidade pode  impactar em soluções inovadoras no mercado, com a possibilidade de ser associado à formação dos nossos estudantes”, destacou o Prof. Alexandre Maciel, coordenador do projeto.

Para mais informações: https://pumatronix.com/produtos/lince/

UPE realiza reunião com Deputado Federal Lucas Ramos

Publicado em 29/09/23

Nesta segunda-feira (25/09), a Universidade de Pernambuco (UPE) recebeu o Deputado Federal e Vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal, Lucas Ramos, para dialogar sobre os projetos estratégicos para municípios e indústria em Pernambuco. Na pauta do encontro, esteve as discussões sobre a Plataforma na Palma da Mão e o NE 4.0, ações que possuem atuação direta dos docentes, pesquisadores e estudantes da UPE.

A gestão da universidade apresentou as demandas para ampliação dos projetos e as ações conjuntas que podem ser realizadas com diferentes municípios e empresas, a partir das atividades de inovação. A Reitora da UPE, Profa. Maria do Socorro Cavalcanti, apresentou a estrutura da Plataforma na Palma da Mão, desenvolvida junto a Prefeitura da Cidade de Cabrobó, reconhecida em evento da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Também foi apresentado o mapeamento das atividades do Programa NE 4.0, que se constitui em uma articulação da Universidade de Pernambuco e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, como um desdobramento das ações praticadas em Pernambuco para apoiar unidades industriais do Estado, no processo de transformação digital. A iniciativa consiste na análise e aplicação de diagnóstico de capacidade da indústria 4.0 e na execução da residência tecnológica em quatro polos: Alagoas/Sergipe; Ceará, Paraíba/Rio Grande do Norte; e Bahia e Pernambuco (na região do Sertão).

“A UPE está disponível para ampliar as suas ações junto aos municípios, com diferentes projetos na área de ensino, pesquisa, extensão e inovação, buscando atender demandas cotidianas da população. Do mesmo modo, o diálogo com a indústria é fundamental, a partir de parcerias que possam colaborar com o desenvolvimento do Estado”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

Participaram da reunião a Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, o Deputado Federal Lucas Ramos, e o Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Prof. Carmelo Bastos. 

 

 

UPE foi pauta dos debates da última etapa do Ouvir para Mudar

 

Publicado em 29/09/23

Nesta quarta-feira (27/09), a Universidade de Pernambuco esteve presente na última etapa do Seminário Ouvir para Mudar, realizado nas instalações da Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Zona Norte do Recife. Durante o evento, foram apresentadas demandas dos diferentes setores da sociedade, que envolvem educação, saúde, habitação, direitos humanos, segurança, ciência e tecnologia, dentre outras temáticas fundamentais para o desenvolvimento do Estado. 

O Ouvir para Mudar percorreu todas as regiões de desenvolvimento do Estado e contou, ao todo, com a participação de mais de 37 mil colaboradores presenciais e online, com o objetivo de elaborar o Plano Plurianual do Governo do Estado de Pernambuco. A Universidade de Pernambuco esteve presente em todos os encontros das regiões onde possui unidades de educação e / ou educação e saúde, com a participação de servidores, discentes e gestores da instituição. “A presença da UPE nos encontros do Ouvir para Mudar é fundamental, para que possamos apresentar as nossas demandas, sugestões e nos colocar à disposição para colaborar com a resolução das necessidades da população”, destacou a Profa. Maria do Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

Entre as propostas apresentadas pela comunidade acadêmica da UPE, destacam-se a requalificação e ampliação do espaço físico do CISAM - UPE, conclusão das obras no PROCAPE - UPE, ampliação da estrutura física e de atendimento do HUOC - UPE, reestruturação do quadro de técnicos-administrativos da UPE, revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da UPE, construção das instalações da Faculdade de Odontologia da UPE, ampliação do Campus Mata Sul da UPE, ampliação da assistência estudantil, realização de novos concursos para servidores da UPE, dentre outras sugestões que foram apresentadas no seminário.

“É preciso ampliar a assistência estudantil na UPE para que os discentes tenham condições de se manter na universidade, com o desenvolvimento das suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Do mesmo modo, precisamos ter um olhar especial para a FOP, que precisa ter suas instalações, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver as atividades com qualidade”, enfatizou João Mamede, presidente da do Diretório Central dos Estudantes da UPE.

Durante o encontro, a Reitora da UPE dialogou com secretários de estado, servidores e estudantes, com o objetivo de articular propostas para a universidade. Também estiveram no evento o Superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco, Ricardo Trindade, a Gestora Executiva do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Profa. Izabel Christina de Avelar Silva, e o Gestor Executivo do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (PROCAPE), Prof. Ricardo de Carvalho Lima.

A população pode votar em até três propostas, até o dia 29 de setembro, para fortalecer a demanda junto ao Governo do Estado de Pernambuco. Para informações sobre as propostas do Plano Plurianual, os interessados podem acessar o link: https://ouvirparamudar.pe.gov.br/?locale=pt