//

Governo de Pernambuco e UPE assinam convênio voltado à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

Publicado em 13/11/25

Nesta quarta-feira (12/11), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, o Governo de Pernambuco e a Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assinaram o convênio PErifaClima, um pacote de ações para mitigação dos efeitos da mudanças climáticas em 20 territórios periféricos do Estado, com duração de um ano e investimento de R$ 2 milhões. O projeto abrange a instalação de sensores meteorológicos comunitários de baixo custo, o desenvolvimento de uma plataforma digital colaborativa, a formação de agentes comunitários de monitoramento e educação climática e a criação dos Planos Comunitários de Redução de Risco e Adaptação (PCRA), entre outras ações. 

As coordenadoras do projeto serão a Profa. Márcia Macedo, da Universidade de Pernambuco, e a Profa. Cristiana Duarte Coutinho, da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivos é fortalecer a resiliência das comunidades vulneráveis através do desenvolvimento da plataforma de alerta climático, promover educação ambiental e letramento climático, desenvolvendo capacidades e transferência de tecnologia por meio da capacitação de servidores públicos municipais e estaduais, além de jovens, mulheres e lideranças comunitárias, formando uma rede comunitária de monitoramento climático e educação para o clima a fim de estabelecer um processo participativo/colaborativo para a identificação, mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas nos municípios estudados

“Para nós da Universidade de Pernambuco é um momento ímpar. A UPE é a única universidade estadual de Pernambuco. Sendo a mais capilarizada dentre todas as instituições de ensino, ela está presente em todas as regiões do estado, seja de forma presencial ou através dos polos de educação a distância. PErifaClima é mais do que um convênio, mais do que uma plataforma para monitoramento climático, é a voz da periferia sendo ouvida. Esse momento também registra uma parceria que mostra que o melhor jeito de se fazer um projeto dar certo é somando esforços. Nossa missão, além do ensino, pesquisa e extensão, é nunca esquecer do nosso papel social e que não precisamos ser a melhor, mas precisamos ser relevantes”, destacou o Prof. Sérgio Peres, representante da UPE na COP 30.

O PErifaClima é fruto de convênio entre o Governo do Estado, UPE e Rede Gera, instituição coordenada por Joyce Paixão e Sara Marques, tendo a UFPE como parceira na ação, constituindo-se no único projeto do Governo de Pernambuco apresentado durante a COP 30. As 20 comunidades de atuação do projeto estão sendo escolhidas seguindo critérios técnicos (locais de vulnerabilidade climática) e sociais.

 

UPE é destaque no Ranking Folha 2025

 

Publicado em 10/11/25

No último dia 09 de novembro foi divulgado o Ranking Universitário Folha (RUF) 2025, com a divulgação das instituições de ensino superior públicas e privadas, a partir de cinco critérios estabelecidos: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. Foram avaliadas 204 instituições, distribuídas em todo o Brasil, com informações sobre as atividades acadêmicas realizadas por diferentes cursos durante o ano de 2024.

Pelos dados apresentados em 2025, a Universidade de Pernambuco se constituiu como a 2º melhor instituição de ensino superior do Nordeste, 64º melhor instituição do Brasil e a 11º melhor universidade estadual do país.

Para mais informações: https://ruf.folha.uol.com.br/2025/ranking-de-universidades/principal/ .

 

UPE promove workshops sobre Empreendedorismo Acadêmico e Propriedade Intelectual

 

Publicado em 10/11/25

A Universidade de Pernambuco (UPE), por meio da Agência de Inovação, promove dois workshops gratuitos voltados para docentes e alunos de pós-graduação interessados em ampliar seus conhecimentos nas áreas de empreendedorismo e propriedade intelectual.

As atividades são uma iniciativa conjunta da Gerência de Inovação Aberta e Empreendedorismo, da Gerência de Propriedade Intelectual e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPE, e acontecem nos dias 13 e 14 de novembro, das 14h às 17h, na sala da Pós-Graduação do ICB.

No dia 13 de novembro, a gerente de Inovação Aberta e Empreendedorismo da Agência de Inovação UPE, Profa.Paula Callado, ministra o workshop “Empreendedorismo Acadêmico: ferramentas para a estruturação de oportunidades e possibilidades de financiamento”.

Já no dia 14 de novembro, o gerente de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação UPE, Prof. Luis Arturo, conduz o workshop “Propriedade Intelectual”, abordando conceitos e práticas essenciais para pesquisadores e empreendedores acadêmicos.

Inscrição pelo link: https://forms.gle/2rxwuDTKFxV2rDvv9

 

UPE participa do 41º Encontro Nacional de Pró-Reitores(a) de Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado em 10/11/25

A Universidade de Pernambuco (UPE) participou do 41º Encontro Nacional de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP 2025), sediado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, entre os dias 05 e 07 de novembro de 2025. A instituição foi representada pelos professores Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Bruno Carvalho, Coordenador de Pós-graduação stricto sensu, Waldemar Neto, Gerente de Pós-graduação Stricto Sensu, e Francisco Locks, Gerente de avaliação e qualidade.

A conferência magna foi proferida pelo diretor de Avaliação da Capes, Antônio Gomes de Sousa Filho, que abordou o atual ciclo de avaliação da pós-graduação brasileira e as perspectivas para o próximo período. Em sua fala, o diretor destacou que o momento é de balanço e preparação. “A gente acabou de passar por um processo da avaliação quadrienal do ciclo passado, e como a Capes é a agência que coordena e faz a avaliação dos programas de pós-graduação, sempre há uma expectativa muito grande da comunidade em ouvir o que foi feito e o que vem pela frente”, afirmou.

Durante o encontro, o Prof. Carmelo Bastos e Prof. Roberto Murabac, docente da Universidade do Estado do Amazonas, foram eleitos coordenadores do segmento das universidades estaduais do Fórum Nacional de Pró-reitoras e Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa para o biênio 2026-2027.

Fonte: FOPROP.

UPE participa do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (ForGRAD)

publicado dia 07/11/2023

A Universidade de Pernambuco (UPE) está participando do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (ForGRAD), que está acontecendo no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, até o dia 08 de novembro. O Prof. Ernani Martins, Pró-reitor de Graduação, representou a UPE na ocasião.

Em pauta, o encontro debate o Marco Regulatório da Educação a Distância (EAD), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as políticas públicas e regulatórias essenciais para a formação de professores no país.

Entre os temas centrais em debate, destacam-se também o novo Marco da EAD, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores, o novo cronograma do ENEM e a discussão sobre a expansão das bolsas acadêmicas (licenciatura e Pé de Meia). A plateia acompanhou o evento, que proporciona uma importante união entre representantes de diversas partes do país.

O II Encontro Nacional do ForGRAD segue nesta sexta-feira (7), com palestra sobre a Resolução 04/2024, onde serão discutidos temas relevantes como a expansão das bolsas acadêmicas e perspectivas sobre o PIBID, além de atividades culturais, o encontro das Regionais e uma assembleia para definição de nova diretoria.

Subcategorias