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Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - Universidade de Pernambuco

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO - NAI

 

Instituído através da Resolução CONSUN N° 017/2021 (Art.10°) e vinculado à Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD/CDG , o NAI tem como objetivo articular e assessorar os cursos de graduação no que se refere à acessibilidade e à inclusão, contribuindo para a garantia da equidade de condições para o acesso à educação de qualidade a todos/as.

O NAI tem como princípios o acolhimento, reconhecimento das diferenças e o respeito aos interesses e necessidades individuais de aprendizagem, visando o pleno desenvolvimento das potencialidades dos discentes e docentes, garantindo assim, a sua participação na vida acadêmica com autonomia, segurança e sucesso.

Ademais, o NAI tem como missão primordial o desenvolvimento de uma cultura inclusiva e anticapacitista* na Universidade de Pernambuco.

 

*O QUE É CAPACITISMO?

O capacitismo, entendido como processo social estrutural, enraizado nas diversas instituições, tem sido pensado para nomear a discriminação de pessoas por motivo de deficiência, e também tem sido compreendido como um eixo de opressão que, na intersecção com o racismo e o sexismo, produz como efeito a ampliação dos processos de exclusão social, pautando lugares de pertencimento e segregação.”

(Fonte: Estudos da Deficiência: anticapacitismo e emancipação social, Gesser, Bock e Lopes (orgs). Editora CRV, 2020)

 

ATRIBUIÇÕES PRINCIPAIS DO NAI:

  • Identificar demandas de acessibilidade e inclusão nos cursos de graduação da UPE;
  • Orientar docentes e coordenadores de curso no que se refere à legislação vigente na área de acessibilidade e inclusão educacional
  • Apoiar docentes e coordenadores de curso na busca de alternativas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem com qualidade de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
  • Fomentar a formação continuada de docentes nas temáticas relacionadas à acessibilidade e inclusão.

 

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA - SÉRIE DE VÍDEOS

 

 

 

 

 

 

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO DA UPE
TARCIA SILVA
Doutora em Educação e Professora da UPE

 

 

 

 

 

 

INCLUSÃO EDUCACIONAL
BARÂNIA DA MATA
Diretora da Faculdade da FENSG/UPE e coordenadora do Projeto Solidaris na UPE - Universidades Inclusivas 

 

 

 

 

 

A POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UPE
MIRTES LIRA
Pós-doutora em Educação, coordenadora do núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UPE e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)

 

 

 

 

 

 

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
VENCESLAU TAVARES
Doutor em Direito e professor da UPE

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS
MÁRCIA ELIZABETH
Pedagoga, doutora em Educação e especialista em Libras

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO DEFICIENTE VISUAL
JEOVANI LIMA
Pedagogo e especialista em Orientação e Mobilidade da Pessoa com Deficiência Visual 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
ANA CAROLINA RABELO
Psicóloga e professora especialista em TCC e Análise do Comportamento 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM SUPERDOTAÇÃO OU ALTAS HABILIDADES
THIANE ARAÚJO
Psicóloga, especialista em Educação Especial e coordenadora do Núcleo de Atividades em altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S)  

 

 

 

 

 

 

DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
ALENA NOBRE
Pedagoga, doutora em Psicologia Cognitiva e professora da UPE

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MÍDIAS SOCIAIS
GABRIEL MARANHÃO
Jornalista, mestre em Direitos Humanos pela UFPE com foco em Educação Inclusiva e doutorado em Comunicação Social pela UFPE