Projeto de Extensão “Educação Cognitiva e Desenvolvimento Humano: da Infância ao Envelhecimento”

O projeto de extensão foi aprovado no edital PFA 01/2019 e coordenado pela docente Claudimara Chisté, juntamente com os docentes Alena Nobre, Jacqueline Travassos, João Ricard Pereira e Sinara Monica Almeida. Conta com a participação de 21 estudantes extensionistas dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Medicina.

O Nueec – Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva – é um grupo que, a partir de paradigmas contemporâneos de desenvolvimento humano, tem como objetivo geral ampliar habilidades cognitivas e sociais nos sujeitos envolvidos a partir de uma Experiência de Aprendizagem Mediada por jogos, atividades grupais e psicomotoras. As ações deste projeto de extensão, integradas pela perspectiva da Educação Cognitiva, envolveram: (1) Nueec com Crianças, (2) Nueec com adolescentes e (3) Nueec com Idosos. Em todos os casos pretende-se atuar ampliando a interlocução da Universidade com a comunidade.

O público-alvo da ação extensionista foram 30 crianças de 5 a 10 anos, acompanhadas quanto ao desenvolvimento das funções executivas; 50 adolescentes entre 11 e 17 anos; 15 idosos. Todos os participantes em situação de vulnerabilidade, especialmente as crianças e os adolescentes.

O principal desafio relatado trata-se da insuficiência do fomento para custear todas as ações e ainda comprar testes psicológicos, que serão o investimento do próximo fomento, caso o projeto seja aprovado novamente.

Todas as quatro atividades cumpriram os objetivos inicialmente propostos. Em todos os participantes foi possível observar precariedade de estímulos e condições saudáveis de desenvolvimento, mesmo com todos os profissionais envolvidos (além dos extensionistas) empenhados em compensar os déficits. Foi possível construir vínculos saudáveis com as crianças, com os adolescentes e com os idosos. Cada um com sua singularidade, mas incluindo também as características próprias de cada faixa etária, puderam ampliar repertório verbal, controle inibitório, capacidade de negociação, resiliência, raciocínio lógico e, especialmente, demonstrarem satisfação por estarem serem cuidados em bons encontros. As metas para 2020 já estão sendo traçadas.

Reunião geral - 2020.1