Parceria entre o Softex PE, UPE (campus Garanhuns) e a empresa FACILIT viabiliza a realização de projeto de Teste de Software

A parceria entre a Universidade de Pernambuco (Campus Garanhuns), Softex Pernambuco,  e a empresa Facilit Tecnologia SA permitiu a realização de um projeto de Teste de Software. O projeto envolveu essas entidades e foi executado pelos alunos do curso de Engenharia de Software da UPE – Campus Garanhuns com a curadoria do Professor Dr. Ivaldir de Farias Junior, que nessa universidade ministra a disciplina de Verificação e Validação de Sistemas.

O prof. Ivaldir explicou que “a execução de projetos reais que possam simular a realidade do mercado é essencial para uma aprendizagem efetiva, além de ser uma grande oportunidade para o amadurecimento dos alunos dentro da sua formação profissional”.

A parceria com a FACILIT Tecnologia  – empresa participante do arranjo de TI de Pernambuco e localizada no Porto Digital no Recife – foi fundamental na condução dessa experiência. A FACILIT Tecnologia  foi cliente do projeto, e, portanto, contribui de modo fundamental para que esse projeto tivesse êxito. Para isso a FACILIT  Tecnologia montou um ambiente de teste com seu sistema na nuvem, ao mesmo tempo em que  disponibilizou uma equipe para acompanhar  a execução do projeto no formato remoto.

O projeto  foi executado em 21 dias e composto por 3 sprints de 7 dias. Ao final do projeto, os alunos apresentaram um relatório de execução de teste de software para a Equipe da FACILIT Tecnologia. No projeto realizou-se testes com abordagem de Caixa Preta. Em termos de estratégia executou-se casos de teste formais e testes exploratórios com base nas regras de negócio. E como resultado entregou-se  a FACILIT Tecnologia um relatório completo dos testes realizados.

O Diretor Técnico da FACILIT, o Sr. Rodolfo Batista que junto com o Coordenador de Qualidade da FACILIT Aurison Reis coordenou esse projeto por parte da FACILIT. O Sr. Rodolfo Batista declarou que o trabalho realizado foi de grande importância para a FACILIT Tecnologia porquanto permitiu melhorar a qualidade e confiança dos produtos testados. Por parte dos alunos o projeto foi muito positivo pois permitiu que eles, por meio de uma experiência real, pudessem aplicar os  conhecimentos adquiridos em sala de aula.