Professor da UPE Campus Garanhuns Publica Livro com Alunos do 1º Período do Curso de Engenharia de Software

É muito gratificante vermos os alunos mais focados e dedicados em aprender. Pensando nisso, o Professor e Doutor Ivaldir de Farias Junior decidiu inovar em seu modo de ensinar.  O professor, que também é o coordenador do Curso de Engenharia de Software adotou em suas aulas a discussão e debate, bem como a concepção de roteiros temáticos sobre assuntos envolvendo Ética e Computação. Dentre os assuntos, destacamos I.A, Marco Civil da Internet, Pirataria de Software e Propriedade Intelectual. O resultado da disciplina foi tão positivo que resolvermos transformá-lo em um Livro no formato de Histórias em Quadrinhos (HQs). O objetivo foi construir um conhecimento e deixar um legado sobre a disciplina de Computação, Ética e Sociedade através de histórias lúdicas, didáticas e fictícias.

Vale salientar que todos os Alunos são do 1º período do Curso de Engenharia de Software do Campus Garanhuns.

Os Alunos participantes (autores): Anna Victória, João Pedro F. Lopes, Idalberto P. A. Júnior, José Ferreira, Leonardo Vítor, Renan Guilherme, Igor Leonardo, Salomão Gabriel e Iuri Santos.

Os Ilustradores da Obra: Anna Victória, Dayanne Coutinho e Igor Xavier.

O Livro intitulado Histórias em Quadrinhos Sobre Ética Tecnológica é composto por três histórias em Quadrinhos (HQs). O mesmo foi lançado e está disponível na plataforma https://clubedeautores.com.br/

A primeira história fala sobre uma cidade sem lei chamada internet. Nesta cidade, surgi um novo xerife chamado de Marco Legal e seu co-xerife chamado CGI. Eles vão trazer a ordem de volta a cidade, trazendo tranquilidade aos moradores da mesma. O foco da história é apresentar a importância do Marco Legal como um instrumento de ordem (ética).

A segunda história retrata uma conversa entre dois amigos abordando o benefício de se utilizar softwares licenciados e legais, bem como evidenciam os malefícios sobre o uso do software pirata.

Por fim, a terceira história aborda o tema de propriedade intelectual. Nesta história, um rapaz se apropria indevidamente do código fonte do Software de outra pessoa e este ato leva a uma briga judicial (nos tribunais) em busca do verdadeiro dono do código fonte (software).

As três histórias tem como objetivo trazer uma reflexão de forma lúdica e dinâmica sobre Ética e Computação.

 

O Professor Dr. Ivaldir de Farias Junior afirma que considera um resultado incrível em meio a todos os desafios impostos pela pandemia. Sem dúvida, esse livro HQ irá abrilhantar a minha coleção literária, pois o mesmo tem um significado de superação, resiliência, dedicação e comprometimento com o ensino e aprendizagem.