
Publicado em 29/05/25
Na última quarta-feira, 28 de maio, a Universidade de Pernambuco (UPE) sediou em sua Reitoria, o I Seminário do Programa de Extensão: Conhecendo a UPE de Forma Interativa e Humanizada, uma iniciativa idealizada pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA). O evento marcou o início de um novo ciclo de ações voltadas à democratização do acesso à universidade pública, com foco especial na ampliação da divulgação do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), principal porta de entrada da UPE.
Com o objetivo de levar informações sobre o SSA a estudantes de todas as regiões de Pernambuco, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o seminário reuniu gestores e professores das Unidades de Educação da UPE, representantes da Secretaria Estadual de Educação e membros das Gerências Regionais de Educação.
“É uma iniciativa de extrema relevância quando pensamos na articulação entre a educação básica e o ensino superior, sobretudo no cenário que temos presenciado a sobra de vagas destinadas aos estudantes das escolas públicas, para que possamos superar esse desafio mobilizando os atores escolares a levar aos estudantes as informações sobre o que é o Sistema Seriado de Avaliação, a sua importância, as oportunidades de acesso à Universidade, o conhecimento sobre as políticas públicas de assistência estudantil disponíveis, garantindo a eles a entrada e permanência no ensino superior.” afirmou a Gerente-Geral de Políticas do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado, professora Ana Laudemira Reis.
A professora Rita Moura, presidente da CPCA, abriu o evento e explicou o que é o SSA, detalhando suas etapas, critérios de avaliação e importância no contexto do ingresso ao ensino superior. Segundo a docente, “o SSA se destaca por ser um modelo contínuo que consiste em três fases de avaliação correspondentes aos três anos do ensino médio, o que permite um acompanhamento mais justo e equilibrado do desempenho estudantil”.
Um dos pontos altos da programação foi a formação de uma mesa-redonda sobre ações afirmativas e políticas de inclusão na UPE. O professor Ernani Martins, Pró-reitor de Graduação, apresentou as diversas ações afirmativas da instituição, destacando o compromisso da universidade com a equidade e a diversidade. Em seguida, o professor Fernando Cardoso, da Comissão de Heteroidentificação, elucidou os critérios e o funcionamento da comissão, que atua na verificação da autodeclaração étnico-racial dos candidatos cotistas. Já a professora Maria Auxiliadora Campos, coordenadora da Coordenação de Apoio e Assistência Estudantil (CAAE), falou sobre os programas de assistência estudantil que contribuem para a permanência dos alunos na universidade. A mesa foi mediada pela professora Tarcia Regina da Silva, coordenadora-geral da CPCA.
“O Sistema Seriado de Avaliação é uma forma de ingresso à Universidade de Pernambuco fundamental e com a disseminação das informações acerca das políticas de ações afirmativas e assistência estudantil, garantimos o ingresso e a permanência destes estudantes das escolas públicas, mudando assim suas trajetórias de vida através de uma formação de qualidade. Estamos muito animados para desenvolver essas ações nas escolas.” destacou o professor Luiz André Campos, da UPE Campus Ouricuri.
Encerrando o seminário, foi realizada uma oficina de planejamento estratégico para a divulgação do SSA, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Educação, das Gerências Regionais de Educação (GREs) e professores das Unidades de Educação da UPE. A atividade teve como foco traçar estratégias de comunicação e mobilização que ampliem o alcance das informações sobre o processo seletivo, especialmente nas áreas mais distantes da capital.
O seminário simboliza um passo importante da UPE na construção de uma universidade cada vez mais inclusiva, acessível e conectada com as diversas realidades do estado, reforçando o compromisso institucional com a democratização do ensino superior público em Pernambuco.
