CISAM/UPE recebe visita de estudantes e equipe de tutores do Programa VER-SUS




Publicado em 29/05/2025

Nesta última quarta-feira (28), o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros da Universidade de Pernambuco (CISAM/UPE), recebeu a visita de 20 estudantes e equipe de tutores do programa Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Os discentes foram acompanhados pela Gestora do CISAM, Profª. Maria Benita Spinelli.

A visita, em parceria com a Escola de Saúde Pública da SES-PE e Ministério da Saúde, foi um momento importante de troca de experiências, reflexão e aprendizado sobre os desafios e ações voltadas à assistência à mulher e a redução da mortalidade materna no Brasil.

Durante a passagem pelo serviço, os participantes conheceram de perto o trabalho desenvolvido no cuidado à saúde da mulher, com foco na humanização e na atenção integral.

O CISAM e UPE seguem firmes no compromisso com a formação crítica e sensível de futuros profissionais da saúde e com o fortalecimento do SUS.

Reitora da UPE cumpre agenda no Campus Ouricuri

Publicado em 29/05/25

Entre os dias 28 e 29 de maio, a Reitora da Universidade de Pernambuco, Profa. Socorro Cavalcanti, cumpre agenda administrativa no Campus Ouricuri. A gestora realizou reunião com o Prefeito da Cidade de Ouricuri, Francisco Victor Ramos Coelho, com o objetivo de reafirmar as parcerias entre a universidade e a gestão municipal. Na pauta da discussão foram debatidos apoios para infraestrutura física e de pessoal, além de viabilizar estrutura para as atividades práticas dos estudantes do curso de Enfermagem.

Em reunião com estudantes, docentes e servidores técnicos, foi apresentada a nova Gestora Pró-tempore do Campus, Profa. Flávia Emília, e da Coordenadora de Práticas e Estágio, Profa. Roxana Braga de Andrade Teles. Junto a comunidade acadêmica, também foram apresentados os projetos para a conclusão das obras da rede elétrica, hidráulica e internet com maior velocidade.

Acompanhada da Diretora e Vice-diretora do Campus Petrolina, Profa. Franciela Félix de Carvalho Monte e Nadja Maria dos Santos, respectivamente, debateu-se sobre os projetos para as reformas no Bloco A do Campus Petrolina, com o objetivo de atender a demanda da unidade de educação no menor prazo possível. As atividades também foram acompanhadas pelo Prof. Renato Moraes, Diretor de Educação a Distância.

 

 

Editora da UPE publica e-books do V Edital do Prêmio de Teses e Dissertações

 

Publicado em 29/05/25

A Universidade de Pernambuco (UPE), através da Editora da UPE, disponibilizou os seis e-books resultado do V Prêmio de Teses e Dissertações da instituição. Os trabalhos foram encaminhados pelos programas de pós-graduação, a partir de seleção de comissão própria instituída em cada curso. O material é referente as teses e dissertações defendidas entre julho de 2023 e junho de 2024, com ajustes para o formato de livro e a circulação entre os leitores. 

Durante o processo foram inscritos oito trabalhos, mas seis foram indicados para a publicação. Foram contemplados o Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (Campus Garanhuns), Programa do Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS (Campus Mata Norte), Programa de Pós-graduação em Educação, Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física,Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares e Programa de Mestrado Profissional em Educação Física. Todos os livros estão disponíveis no site da editora, com acesso aberto. Os interessados podem conferir o material em: www.edupe.upe.br

Nos próximos meses, a Editora da UPE publicará o VI Edital do Prêmio de Teses e Dissertação, que poderá contemplar todos os cursos da instituição.

 

Os livros produzidos foram:

Aprendizagem linguística em jogo: ações interventivas em prol da recuperação de habilidades pontuatórias na escrita de estudantes do Ensino Fundamental – anos finais
Autora: Maria Célia Rocha de Moraes

 

Gêneros textuais e cidadania: desenvolvendo a consciência crítica em sala de aula
Autora: Elissandra Marçal Serafim de Santana
 

Apropriação do sistema de escrita alfabética nos anos iniciais a partir do programa: primeiras letras
Autora: Meire Jane Menezes de Sá
 

O lugar (des)ocupado pela educação física na reforma do novo ensino médio: lutando por nosso espaço
Autora: Sabryna Santana Lopes
 

Do Patriarcado histórico literário ao empoderamento feminino na educação básica: representações femininas na história medieval do livro didático e na ficção literária infantojuvenil
Autora: Joelandia Nunes Ulisses de Oliveira
 

Futebol, um fenômeno sociocultural : desafios e possibilidades no Ensino Médio
Autor: Pedro Fernando de Menezes
 

CPCA realiza o I Seminário do Programa de Extensão: Conhecendo a UPE de Forma Interativa e Humanizada para fortalecer diálogo com estudantes de todo o estado

 

 

Publicado em 29/05/25

Na última quarta-feira, 28 de maio, a Universidade de Pernambuco (UPE) sediou em sua Reitoria, o I Seminário do Programa de Extensão: Conhecendo a UPE de Forma Interativa e Humanizada, uma iniciativa idealizada pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA). O evento marcou o início de um novo ciclo de ações voltadas à democratização do acesso à universidade pública, com foco especial na ampliação da divulgação do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), principal porta de entrada da UPE.

Com o objetivo de levar informações sobre o SSA a estudantes de todas as regiões de Pernambuco, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o seminário reuniu gestores e professores das Unidades de Educação da UPE, representantes da Secretaria Estadual de Educação e membros das Gerências Regionais de Educação.

“É uma iniciativa de extrema relevância quando pensamos na articulação entre a educação básica e o ensino superior, sobretudo no cenário que temos presenciado a sobra de vagas destinadas aos estudantes das escolas públicas, para que possamos superar esse desafio mobilizando os atores escolares a levar aos estudantes as informações sobre o que é o Sistema Seriado de Avaliação, a sua importância, as oportunidades de acesso à Universidade, o conhecimento sobre as políticas públicas de assistência estudantil disponíveis, garantindo a eles a entrada e permanência no ensino superior.” afirmou a Gerente-Geral de Políticas do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado, professora Ana Laudemira Reis.

A professora Rita Moura, presidente da CPCA, abriu o evento e explicou o que é o SSA, detalhando suas etapas, critérios de avaliação e importância no contexto do ingresso ao ensino superior. Segundo a docente, “o SSA se destaca por ser um modelo contínuo que consiste em três fases de avaliação correspondentes aos três anos do ensino médio, o que permite um acompanhamento mais justo e equilibrado do desempenho estudantil”.

Um dos pontos altos da programação foi a formação de uma mesa-redonda sobre ações afirmativas e políticas de inclusão na UPE. O professor Ernani Martins, Pró-reitor de Graduação, apresentou as diversas ações afirmativas da instituição, destacando o compromisso da universidade com a equidade e a diversidade. Em seguida, o professor Fernando Cardoso, da Comissão de Heteroidentificação, elucidou os critérios e o funcionamento da comissão, que atua na verificação da autodeclaração étnico-racial dos candidatos cotistas. Já a professora Maria Auxiliadora Campos, coordenadora da Coordenação de Apoio e Assistência Estudantil (CAAE), falou sobre os programas de assistência estudantil que contribuem para a permanência dos alunos na universidade. A mesa foi mediada pela professora Tarcia Regina da Silva, coordenadora-geral da CPCA.

“O Sistema Seriado de Avaliação é uma forma de ingresso à Universidade de Pernambuco fundamental e com a disseminação das informações acerca das políticas de ações afirmativas e assistência estudantil, garantimos o ingresso e a permanência destes estudantes das escolas públicas, mudando assim suas trajetórias de vida através de uma formação de qualidade. Estamos muito animados para desenvolver essas ações nas escolas.” destacou o professor Luiz André Campos, da UPE Campus Ouricuri.

Encerrando o seminário, foi realizada uma oficina de planejamento estratégico para a divulgação do SSA, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Educação, das Gerências Regionais de Educação (GREs) e professores das Unidades de Educação da UPE. A atividade teve como foco traçar estratégias de comunicação e mobilização que ampliem o alcance das informações sobre o processo seletivo, especialmente nas áreas mais distantes da capital.

O seminário simboliza um passo importante da UPE na construção de uma universidade cada vez mais inclusiva, acessível e conectada com as diversas realidades do estado, reforçando o compromisso institucional com a democratização do ensino superior público em Pernambuco.

 

 

Docentes da UPE - Campus Mata Norte inauguram exposição fotografias “Comidas Rituais: sabores e saberes ancestrais na diáspora africana em Pernambuco"

Publicado em 29/05/25

Na última segunda-feira (26/05), na Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte, foi inaugurada a exposição fotografias “Comidas Rituais: sabores e saberes ancestrais na diáspora africana em Pernambuco", que tem a curadoria dos professores Mário Ribeiro dos Santos e Sandra Simone Moraes de Araújo, docentes do Licenciatura em História. O trabalho é o resultado de uma pesquisa etnográfica em 4 casas religiosas de matriz africana na Região Metropolitana do Recife, realizada entre os anos de 2021 e 2024. 

“A exposição de fotografias busca refletir sobre a importância dos alimentos no cotidiano dos terreiros de Candomblés, destacando como os modos de preparar, servir, ofertar e consumir os alimentos estão entrelaçados com as tradições e aos valores ancestrais transmitidos por gerações por meio da oralidade. Nos terreiros, as comidas são mais do que alimentos, são símbolos culturais repletos de sentidos, sabores e cheiros que evocam as cosmovisões africanas”, destacou o Prof. Mário Ribeiro dos Santos.

A iniciativa integra as atividades do Laboratório de Estudos de História das Religiões (LEHR) da UPE, que desenvolve pesquisas sobre a História de diferentes religiões em distintos espaços e temporalidades. O projeto também tem a participação dos professores Carlos André Moura e Susan Lewis, docentes do Curso de História. 

“A herança cultural revela a resistência e a criatividade de comunidades negras ao longo da diáspora, por meio da qual as práticas culinárias foram recriadas em diferentes contextos. A exposição também tem o intuito de sensibilizar o público por meio das imagens, possíveis de serem lidas como recursos didáticos para uma reeducação étnico-racial, potencializando a diversidade e a resistência das culturas africanas e afro-brasileiras em Pernambuco”, pontuou a Profa. Sandra Simone Araújo. 

O trabalho também contou com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação em História. A exposição segue até o dia 12 de junho e pode ser visitada entre 15h30 e 21 horas, no Corredor da Biblioteca - Bloco A da UPE - Campus Mata Norte.

 

 

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