quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Graduação / Cursos / Bacharelado em Fisioterapia

Bacharelado em Fisioterapia

SOBRE O CURSO

SOBRE O CURSO

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia foi implantado em 2006 na UPE Campus Petrolina, sendo ofertado na modalidade presencial, com duração de cinco anos, vivenciados em 10 semestres (ou períodos letivos) nos turnos manhã e tarde. A carga horária total do curso é de 4.000 horas, conforme matriz curricular vigente (Perfil 2020). Além das atividades na dimensão ensino, os estudantes são incentivados a participarem de atividades de pesquisa, extensão e gestão, oportunizadas por estratégias curriculares ou extracurriculares. O Campus Petrolina integra a estrutura multicampi da Universidade, formada por 11 Campus, que favorece o acesso ao ensino superior público no Estado de Pernambuco pela estratégia da interiorização. O Curso de Fisioterapia da UPE Campus Petrolina realizou quatro edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): sendo obtido conceito máximo em três edições (conceito 5 em 2010, 2013 e 2019; e conceito 4 em 2016). A próxima avaliação do curso no ENADE será no final de 2023. Devido à necessidade de qualificação permanente e desenvolvimento do curso, foram implementados nos últimos anos no campus programa de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, programas de residência no SUS, e está em construção a clínica escola.

PERFIL DO CURSO

PERFIL DO CURSO

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia da UPE Campus Petrolina tem o objetivo de formar fisioterapeutas, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades, a fim de atuar nas diferentes estratégias de atenção à saúde, com vistas ao desenvolvimento social e melhora efetiva da qualidade de vida da população. O curso desempenha papel indutor na ampliação da oferta de fisioterapia nos municípios do Vale do São Francisco e nas regiões circunvizinhas, nas diferentes áreas de atuação profissional. O corpo docente efetivo é constituído por dezenove professores doutores e dois mestres (em doutoramento), desses, 95,6% possuem dedicação exclusiva com jornada de trabalho de 40 horas semanais, contemplando as principais áreas de conhecimento necessárias à proposta de formação.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O fisioterapeuta está inserido em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção/proteção e recuperação da saúde. Atua em áreas tradicionalmente conhecidas: Traumatologia e Ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Pediatria, Cardiologia, Terapia Intensiva, Vascular, Esportiva, Uroginecologia, Obstetrícia, Geriatria. Atualmente, a profissão continua o seu processo de expansão e desenvolvimento, citam-se as áreas da Estética (Fisioterapia Dermato-funcional), da Saúde do Trabalhador (com consultoria a empresas e ginástica laboral), na Acupuntura e na Atenção Básica em Saúde.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

Desde a formação das primeiras turmas, o curso recebe feedbacks positivos dos egressos, com ex-alunos que passaram em concursos públicos, concluíram cursos de mestrado e doutorado, abriram suas próprias clínicas, realizaram residência no SUS, entre outros.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

COORDENADOR
Prof. Dr. ROGÉRIO FABIANO GONÇALVES

VICE COORDENADOR

Prof. Dr. PAULO ANDRÉ FREIRE MAGALHÃES
Contato: (87) 3866-6496

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Os comentários estão fechados.