quinta-feira , 25 julho 2024
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Graduação / Cursos / Licenciatura em Educação do Campo (PARFOR Equidade)

Licenciatura em Educação do Campo (PARFOR Equidade)

SOBRE O CURSO

SOBRE O CURSO

A Licenciatura em Educação do Campo (EdC) é um curso regular, presencial e ofertado em alternância que visa, principalmente, a formação de professores(as) para atuar em escolas que atendam às populações do campo. O curso é estruturado a partir da articulação entre ações de ensino, pesquisa e extensão que promovam as múltiplas formas e modos de Educação do Campo e os estudos referentes às suas populações.
O Curso foi criado em resposta ao Edital nº 23/2023, que selecionou propostas para a oferta de
cursos de licenciatura no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR EQUIDADE, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O objetivo do Curso é promover a formação contextualizada de professores(as) da rede pública da Educação Básica e/ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso sem possuir a formação adequada. Também é destinado a formação de educadores dos movimentos sociais do campo vinculados aos coletivos, associações, e assentamentos do campo, populações do campo, possuidores de certificados do Ensino Médio, assim como, da ampla demanda com reserva de vagas para indígenas, quilombolas, pardos, pretos, populações do campo.
O curso oferecido no Campus Petrolina combina o Tempo Universidade (presencial) com o Tempo Comunidade, onde os alunos realizam atividades orientadas nos espaços de ensino e comunitários do campo. O curso habilita os estudantes para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, e na Gestão Educacional e Escolar.
A carga horária total do curso é de 3.300 horas, distribuídas em 220 créditos, com um tempo máximo e mínimo de integralização curricular de quatro anos letivos. Do total da carga horária, 67% (2.205 horas) são dedicadas ao Tempo Universidade, e 33% (1.095 horas) ao Tempo Comunidade. O curso é fundamentado por diversas legislações, incluindo a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 13.005/2014, a Lei nº 11.274/2006, e vários pareceres e resoluções do CNE/CP e CNE/CEB, assegurando sua conformidade legal e pedagógica.

PERFIL DO CURSO

PERFIL DO CURSO

O currículo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, com base na Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, tem como núcleos norteadores: I – Núcleo de Estudos Básicos, II – Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos e III – Núcleo de Estudos Integradores. A constituição dos núcleos visa à formação de um profissional capaz de compreender a realidade, de agir no sentido de modificá-la e de responder eticamente às necessidades emergentes da sociedade na contemporaneidade.

ÁREA DE ATUAÇÃO

ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional formado na Licenciatura em Educação do Campo pode atuar como professor, gestor, coordenador pedagógico e orientador educacional em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens, Adultos e Idosos, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias, especialmente aquelas que têm ligação com o espaço/território do campo. Além de trabalhar em escolas, ele está capacitado para atuar em outros contextos educacionais, como em organizações e instituições que desenvolvem trabalhos de extensão e pesquisa, além de atividades de educação não-escolar. O licenciado em Educação do Campo também pode aprofundar sua formação através de cursos de pós-graduação, tanto lato sensu quanto stricto sensu, como mestrados e doutorados, ampliando assim suas oportunidades de atuação profissional. Nesse contexto, vale destacar que existem diversas iniciativas e ações no campo que vão além da educação formal tradicional, como projetos de organizações não governamentais, empresas de pesquisa, extensão e assistência técnica, que também demandam profissionais com formação acadêmica sólida.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

O curso tem como objetivo formar profissionais aptos a compreender a diversidade das experiências educacionais e de desenvolvimento territorial, desenvolvidas de maneira inovadora por movimentos sociais, ONGs e instituições públicas. Para isso, o perfil formativo do licenciado apresenta o domínio de conhecimentos em diversas áreas, conforme a matriz curricular do curso. Esses conhecimentos buscam incidir não apenas à mediação no ensino, mas também à valorização e produção de novos saberes e a uma postura crítica diante das situações educativas, comprometendo-se com a realidade social contemporânea das populações do campo. O curso de Educação do Campo da UPE, Campus Petrolina, oferece uma formação ampla e integrada nas ciências humanas e educação, com habilitações em Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, além de Gestão dos Sistemas de Ensino e Processos Pedagógicos.

COORDENAÇÃO – PARFOR EQUIDADE

COORDENAÇÃO – PARFOR EQUIDADE

COORDENADOR INSTITUCIONAL

Prof. Dr. Dâmocles Aurélio do Nascimento da Silva Alves

COORDENADOR DO CURSO

Prof. Dr. Luiz Carlos Carvalho Siqueira

VICE COORDENADOR DO CURSO

Prof. Dr. José Almir do Nascimento

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

Profª. Drª Franciela Félix de Carvalho Monte http://lattes.cnpq.br/4241552621026899
Prof. Dr. José Almir do Nascimento http://lattes.cnpq.br/4398941156391584
Prof. Dr. Luiz Carlos Carvalho Siqueira http://lattes.cnpq.br/5029796311786480
Profª. Drª. Maria Aline Rodrigues de Moura http://lattes.cnpq.br/6582201624701491
Profª. Drª. Raimunda Áurea Dias de Sousa http://lattes.cnpq.br/8523758772313782

 

HORÁRIO

HORÁRIO

Os componentes curriculares serão ofertados às sextas (13h às 17h/18h às 22h) e aos sábados (das 08h às 12h/ 13h às 17h), além do Tempo Comunidade a ser desenvolvido nos espaços de ensino/comunitários do campo, que ocorrerá no decurso da semana.

CONTATOS

CONTATOS

Telefone: (87) 3866-6470.
E-mail: petrolina.educacaodocampo@upe.br

PROCESSO SELETIVO

PROCESSO SELETIVO

Processo Seletivo de Cursistas – Semestre Letivo 2024.2

– Edital nº 07/2024 – Abertura de Inscrições (Documentos e Anexos)

 

Inscrições

Link do Google Forms exclusivo para inscrição de professor(a) da rede pública da Educação Básica e/ou das redes de formação por alternância (clique aqui).

Link do Google Forms exclusivo para inscrição na modalidade de livre concorrência de candidatos (as) com perfil identificado nos itens 2.2.3, 2.2.4 e 2.2.5 do Edital nº 07/2024 – PARFOR EQUIDADE/PROGRAD/UPE (clique aqui).

Os comentários estão fechados.