quinta-feira , 25 julho 2024
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Notícias / VIRE CARRANCA 2024

VIRE CARRANCA 2024

No último dia 03 de junho foi comemorado o Dia Nacional de Defesa do Rio São Francisco e para celebrar o “Velho Chico”, todos os anos o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promove a Campanha “VIRE CARRANCA”, que este ano realizou a sua 11ª edição com o tema: REVITALIZAR O RIO, PRESERVAR RIQUEZAS”. A campanha ocorreu simultaneamente em cidades das 04 regiões fisiográficas da bacia, e aqui no Submédio São Francisco, que tem como coordenador o Ademar Claudio, foi realizada na cidade de Lagoa Grande, mais precisamente no distrito de Vermelhos, às margens do Velho Chico.

A profa. da UPE campus Petrolina, Profa. Thaís Guimarães, membro do comitê da Bacia do SF, destacou que o mote da campanha chamou a atenção dos dois pontos chaves para a sustentabilidade do Velho Chico, que é a promoção da revitalização do rio e a consequente conservação e preservação de suas riquezas, que vão desde o meio físico, a fauna e flora, os povos originários e comunidades tradicionais, a cultura, bem como o desenvolvimento social e econômico.

Durante todo o dia 03 de junho ocorreram diversas atividades, como peixamento, plantio e doação de mudas nativas, atividades culturais, palestras com pesquisadores da região, apresentações de atividades das escolas da Rede Municipal realizados ao longo do semestre escolar, exposições de artesanato e de projetos de extensão universitária e outros voltados as comunidades, promovidos por instituições como a UPE, UNIVASF, UFRPE, IFSertão, CODEVASF, EMBRAPA, entre outros. Foi um dia de celebração, onde comitê, prefeitura, instituições de pesquisas e ensino superior, entidades públicas e privadas, mas principalmente a população, estiveram presentes com um só objetivo: virar carranca para defender o Velho Chico.

Os comentários estão fechados.