A Coordenação Geral de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI) está responsável por gerenciar 06 (seis) programas principais, com finalidade de apoiar pesquisas desenvolvidas por docentes-pesquisadores da instituição junto com estudantes de pós- graduação, graduação e ensino médio, são eles:
a) Programas de iniciação científica e tecnológica
A iniciação científica e tecnológica na UPE se desdobra em 03 (três) programas de iniciação científica e tecnológica, são eles: a) Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC); b) Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI); c) Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). O objetivo principal desses programas é de promover o interesse pela pesquisa científica, tecnológica e para inovação, e envolve a participação de docentes da instituição, estudantes de graduação e estudantes do ensino médio, visando contribuir para formação de recursos humanos comprometidos com o desenvolvimento do país. Esses programas contam com o apoio de bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), e pelo Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA) da UPE, além de selecionar projetos para serem desenvolvidos de forma voluntária (sem bolsa). Acesse a seção “Editais” (http://www.upe.br/editais.html) para conferir as últimas publicações.
b) Programa de auxílio para projetos de pesquisa (APQ)
Tem como objetivo investir em custeio nos projetos de pesquisa relacionados às teses e/ou dissertações dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) da UPE. Para participar o proponente deve ser servidor docente ou não docente, efetivo da UPE, que faça parte do quadro de professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UPE aprovados pela CAPES. Acesse a seção “Editais” (http://www.upe.br/editais.html) para conferir as últimas publicações.
c) Programa de auxílio de mobilidade docente (AMQ)
Tem como objetivo estimular colaborações nacionais e internacionais relevantes entre docentes de Programas de Pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) da UPE com pesquisadores de institutos e universidades brasileiras e estrangeiras. Para participar o proponente deve ser servidor docente ou não docente, efetivo da UPE, que faça parte do quadro de professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UPE aprovados pela CAPES. Acesse a seção “Editais” (http://www.upe.br/editais.html) para conferir as últimas publicações.
d) Programa de auxílio para qualificação docente (AQD)
Seu objetivo principal é de apoiar docentes da UPE em atividades que estejam ligadas a sua qualificação profissional em nível de doutorado.
Acesse a seção “Editais” (http://www.upe.br/editais.html) para conferir as últimas publicações.